De 4 a 7 de julho, comitiva aracajuana capacitou cerca de 300 agentes, operadores e guias de turismo das cidades de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Campinas
A missão de apresentar as belezas e potencialidades turísticas de Aracaju para integrantes do trade turístico dos municípios paulistas de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Campinas foi concluída com sucesso. A 5ª edição do Road Show Viva Aracaju, realizada de 4 a 7 de julho pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE) e Prefeitura de Aracaju, com o apoio da Azul Viagens, capacitou cerca de 300 agentes, operadores e guias de turismo paulistas.
Em Ribeirão Preto, a Câmara de Vereadores aprovou Moção de Congratulações e Aplausos ao Road Show, em reconhecimento à importância das viagens, do turismo e dos eventos como vetores estratégicos para o desenvolvimento sustentável, economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente responsável, e pelo evento ter sido uma oportunidade de intercâmbio e cooperação entre Ribeirão e Aracaju.
“Ficamos bem contentes com a presença da comitiva de Aracaju em nossa cidade, e de termos conhecido, com riqueza de detalhes, as belezas e pontos turísticos dessa capital. Esse intercâmbio foi muito importante, pois Ribeirão Preto é um grande emissor de turistas. Pela importância do evento, aprovamos a Moção de Congratulações. O turismo é alegria, empregabilidade, diversão e descanso, tudo o que Aracaju pode nos proporcionar e que eu, particularmente, estou ansioso para conhecer”, declara o vereador Marcos Papa, autor da homenagem.
O encontro com o trade de Ribeirão Preto foi realizado no dia 4 de julho, na Choperia Pinguim, tradicional ponto turístico da cidade.
Infraestrutura hoteleira impressiona
Em São José do Rio Preto, o Viva Aracaju foi realizado em formato de blitz, quando membros da comitiva visitaram cerca de 20 agências de turismo. Um desses locais foi a Agência B95, cuja sócia-proprietária, Carla Stéfani Piloni, classificou o momento como inédito e surpreendente. Para ela, foi importante saber que a capital sergipana passou a contar com novos hotéis, que acolhem turistas de todas as categorias.
“Fiquei feliz demais em receber empresários da hotelaria aracajuana, em conhecer os empreendimentos, saber o quanto o setor evoluiu e atende com ainda mais zelo e cuidado os nossos clientes. E mais, que tem excelentes opções para todos os tipos de turistas, desde aquele que deseja algo mais econômico, quanto o que busca por hospedagem de luxo, pois Aracaju é um destino muito procurado pelos rio-pretenses. Amei esse formato de blitz, porque houve um contato humanizado”, declara Carla Piloni.
O último evento da 5ª edição do Road Show foi realizado em Campinas, na noite do dia 7, no restaurante Coco Bambu, no Shopping Iguatemi, quando mais de 100 integrantes do trade local foram capacitados para vender o destino Aracaju. De acordo com a gestora de Produtos para as regionais Sergipe e Alagoas, da Azul Viagens, Samea Omena, os eventos realizados nas cidades paulistas superaram as expectativas, especialmente em Campinas, onde a procura pela capacitação foi acima do limite estabelecido.
“A realização desse evento trará bons frutos para todos. A Azul Companhia Aérea possui voo regular e diário para Aracaju, com saída de Campinas. Com essa capacitação, iremos, certamente, movimentar o fluxo nos nossos voos. Prova disso foi o grande interesse pelo evento, pois recebemos mais pessoas que o confirmado. Apoiamos a realização do Road Show porque sabemos do grande potencial turístico, gastronômico e cultural da capital sergipana. Foi um prazer receber Aracaju aqui em Campinas, berço da nossa companhia”, declara Samea Omena.
Esforços para o bem-comum
O presidente da ABIH-SE, José Wilson dos Santos, classificou a experiência como fantástica para todos (organizadores e convidados) e afirma ter sentido uma energia muito boa e grande entusiasmo dos integrantes do trade paulista por Aracaju.
“Como presidente da ABIH-SE, venho somando esforços, além das obrigações empresariais, para dialogar com autoridades, empresários, instituições e parceiros, mostrando que já temos uma infraestrutura turística, e agora precisamos de superestrutura para o turismo. Como tenho o respeito e a escuta por todos, mantenho-me na condição de otimista e certo de que, em pouco tempo, Sergipe estará na prateleira dos melhores destinos do Nordeste”, evidencia José Wilson dos Santos.
“O resumo desses três dias da 5ª edição do Road Show Viva Aracaju cabe em uma palavra: sucesso! Pudemos mostrar, para cerca de 300 pessoas, quão linda, organizada administrativamente, cheia de atrativos turísticos e preparada para receber visitantes, está a capital sergipana”, comenta o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo (SEMICT), Jorge Fraga. Ele aproveitou a oportunidade para qualificar como oportuna e falar quão necessária para o turismo aracajuano tem sido a parceria entre a SEMICT e a ABIH-SE.
“Essa união de forças e junção de pensamentos positivos nos conduzirão, a médio e longo prazo, à consolidação do destino Aracaju no cenário nacional. Esse sempre será o objetivo maior de todos os atores envolvidos no turismo aracajuano”, enfatiza o secretário.