Pesquisa revela que 70% dos brasileiros estão prontos para viajar


Pesquisa revela que 70% dos brasileiros estão prontos para viajar
Imagem: Pexels

Uma pesquisa do Boston Consulting Group (BCG) no Brasil evidencia que 70% dos entrevistados pretendem viajar o quanto antes. Na mesma sondagem, realizada há quase um ano, 76% disseram que se manteriam longe de estradas e aeroportos, o que evidencia que as coisas estão mudando para o turismo brasileiro.

Os últimos feriados provaram que o brasileiro, agora imunizado, está pronto para cair na estrada. Com o final de ano se aproximando, as expectativas são grandes para os setores hoteleiro e de alimentação fora do lar. Um cenário bem diferente do enfrentado pelo turismo desde a chegada do novo coronavírus ao país.

A pesquisa do BCG mostrou, ainda, que, em geral, os brasileiros têm dado preferência a destinos nacionais e ligados ao ar livre. As fronteiras internacionais ainda apresentam algumas restrições, apesar do afrouxamento contínuo. Além disso, o real continua bastante desvalorizado frente a outras moedas. Motivos estes que fizeram o brasileiro encarar o turismo nacional como uma das melhores alternativas atualmente.

O presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, ressalta que entre os destinos mais procurados, além de todo o Nordeste, estão Minas, Rio e Gramado (RS). No exterior, o destaque são destinos com menos restrições aos brasileiros, como Dubai, México e Maldivas. “Mas, com dólar alto, barreiras sanitárias e o medo de variantes do coronavírus, as viagens internacionais só devem ter impulso em 2022”, explica Sampaio.

Pelo levantamento, muita gente vai viajar neste fim de ano para lazer ou reencontros. Destes, 51% ficarão em hotéis e pousadas, e 27% visitarão amigos e familiares. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta crescimento de 19,8% no volume de receitas do turismo em 2021, no que deve representar a maior taxa de crescimento do setor em 11 anos.

Os hotéis já tiveram uma amostra dessa demanda reprimida no feriado prolongado de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil, no último dia 12 de outubro A taxa de ocupação média, que oscilou entre 30% e 50% na pandemia, chegou a 70% em algumas cidades, segundo o Ministério do Turismo. Destinos tradicionais de réveillon, como o Rio, esperam lotação máxima entre dezembro e janeiro.

 

Leia também: Setor de serviços cresce em agosto e tem 5ª alta consecutiva