André Mendonça, da AGU, recebe troféu Dom Quixote


O Troféu Dom Quixote de La Mancha, concedido pela Revista Justiça & Cidadania e a Confraria Dom Quixote foi instituído em 1999, o objetivo é premiar personalidades do mundo jurídico, reconhecidas pela atuação destacada em defesa da ética, da moralidade, da dignidade, da Justiça e dos direitos de cidadania. A  premiação desta edição de 2019 aconteceu na noite do dia  no auditório da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. Entre os homenageados o Ministro da Advocacia Geral da união, André Mendonça, recebeu uma das mais importantes honrarias do mundo jurídico.

Pelo Twitter, Andre Mendonça, agradeceu “Uma honra receber das mãos do meu amigo Jorge de Oliveira Francisco o troféu Dom Quixote. Premiação que valoriza a ética, a moral e os direitos da cidadania. Muito obrigado!!! Agradeço também à Revista Justiça e Cidadania pela homenagem!”

Na ocasião, também foi entregue o Troféu Sancho Pança, que homenageia as personalidades que já receberam o Dom Quixote e que se mantiveram fiéis aos mesmos princípios, além da Medalha do Mérito Justiça & Cidadania.

STF

Em breve discurso, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, afirmou que é uma honra participar da premiação, que já faz parte da Justiça brasileira. O juiz federal norte-americano Peter Messitte, um dos premiados, falou em nome dos agraciados e agradeceu a homenagem recebida. Ele destacou também a eficiência e competência do Judiciário brasileiro. Por sua vez, o presidente do STJ, João Otávio de Noronha, falou que o Brasil precisa neste momento cultivar valores como a ética e a moral.

Confira a lista completa de homenageados:

Ministro João Otávio de Noronha (presidente do STJ)
Ministra Rosa Weber (presidente do TSE)
Ministro Brito Pereira (presidente do TST)
Ministro Edson Fachin (STF)
Ministra Cármen Lúcia (STF)
Ministro Rogerio Schietti (STJ)
Ministro Ribeiro Dantas (STJ)
Ministro Evandro Lopes (TST)
Ministro André Mendonça (AGU)
Ministro Carlos Velloso Filho (TSE)
Renata Gil (presidente da Amaerj)
Richard Pae Kim (secretário especial do CNJ)
Marcus Lívio (juiz federal)
Peter Messitte (juiz federal norte-americano)
Fernando Mendes (presidente da Ajufe)
Deputado federal Hugo Leal (PSD-RJ)
Wilson Witzel (governador do Rio de Janeiro)
Octavio Lazari Jr (presidente do Banco Bradesco)
Carlos Alberto Rodrigues (membro do Conselho de Administração da Organização Bradesco)
Murilo Portugal Filho (presidente da Febraban)
Advogada Maria Conceição Coelho
Médico cardiologista Roberto Kalil Filho

 

 

Fonte: AMB