Parque Tecnológico participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia


Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Foto: Ascom SergipeTec

Semana tem como propósito aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que envolvem centenas de instituições, em todo o país, através de uma linguagem acessível à população

É fato, ‘A Matemática está em tudo’: na Tecnologia da Informação, no Recursos Humanos, na Energia Renovável, no Mercado de Trabalho. Qualquer área da Ciência envolve o raciocínio lógico, e lógica é um elemento básico da Matemática. “Aprendi que a matemática pode ser utilizada no gerenciamento de tempo de atividades diárias, na Matemática Financeira… por exemplo, saber quanto estou ganhando e investindo, em determinada situação, para evitar ter prejuízo ao comprar algo”, afirmou o estudante Lucas Marques da Silva, que participou das atividades realizadas durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada pelo Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), de 23 a 27.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) tem como propósito aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que envolvem centenas de instituições, em todo o país, através de uma linguagem acessível à população. Em Sergipe, a SNCT é coordenada pelo professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Marcus Eugênio, e cada instituição envolvida possui sua própria programação.

Por exemplo, o SergipeTec participou das seguintes ações: ‘Cientista na Escola’; ‘Portas Abertas’; VI Feira Científica, da Universidade Tiradentes, durante a 19ª Semana de Pesquisa (Sempesq/Unit); Semana de Informática, realizada pela Faculdade Maurício de Nassau; e da Feira de Ciência de Sergipe, promovida pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Foto: Ascom SergipeTec

Ainda tratando-se da Matemática Financeira, Lucas disse estar bem interessado também sobre Energias Renováveis. “Gostei bastante da explicação do professor a respeito da utilidade e importância dos paineis solares, com relação à possibilidade de vender energia, ao invés de ficar pagando uma contabilidade todo mês ou pagar um valor menor por ela”.

Aluno do Curso Técnico de Manutenção e Suporte em Informática, pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Itabaiana, Mauro Nascimento também gostou bastante do que viu e ouviu. “Muito legal conhecer melhor sobre as atividades desenvolvidas pelo Parque Tecnológico. Gostei muito, de tudo! Principalmente, com relação à Energia Solar, placas, estudos e consumo. Tudo isso ficou bem mais claro hoje, tanto referente à viabilização do consumo, quanto ao custo. É a primeira vez que tenho acesso a informações mais específicas e detalhadas, de forma clara, simples e objetiva, sobre o assunto”, disse, entusiasmado.

Estudante de Administração, Natália Leão garantiu que o conteúdo abordado na SNCT somou-se ao já estudado na universidade. “O mais interessante é que as informações obtidas aqui estão complementando alguns assuntos já discutidos na faculdade, facilitando a minha compreensão referente, por exemplo, à folha de pagamento, contra-cheque, férias, 13º, porcentagens [INSS, vale transporte, Imposto de Renda…], que preciso entender para poder praticar, quando estiver trabalhando”.

Foto: Ascom SergipeTec

De acordo com Maika Lima, professora do Curso Técnico de Manutenção e Suporte em Informática, do IFS, a ideia de visitar o SergipeTec, durante a SNCT, é aliar o útil ao agradável, a Ciência, Tecnologia e Inovação, em uma única oportunidade. “Para que os alunos conhecessem as novas tecnologias utilizadas. O melhor é porque o SergipeTec tem essa abrangência no Estado de Sergipe, e, em Itabaiana, eles não têm muito conhecimento prático e nem muita oportunidade para vivenciar isso. Inclusive, agradecemos ao SergipeTec, mais uma vez, pela atenção e por, sempre, nos receber tão bem”, agradeceu.

“Mesmo já fazendo isso, ao longo do ano, por meio do ‘SergipeTec Portas Abertas’, é fantástico termos mais esse momento, que é especial e exclusivo, durante a SNCT, para receber e ir até os alunos, de diversas instituições de ensino e pesquisa [de todo o Estado], a exemplo da Unit, UFS e IFS! Principalmente, pelo intercâmbio de conhecimento, de novidades e de network, com centenas, milhares de estudantes e de profissionais envolvidos com a temática, já que um dos objetivos da SNCT é, justamente, fomentar os estudantes a pensarem ‘fora da caixa’, a aplicarem a teoria à prática, fazerem com que eles mesmos promovam, façam acontecer a inovação científica e tecnológica”, ressaltou Carla Almeida, gestora de Tecnologia da Informação (TI), do Parque Tecnológico.

Em Sergipe

Também participaram da SNCT 2017, a UFS, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), Embrapa Tabuleiros Costeiros e o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), que promoveram diversas ações paralelas, na capital e no interior do Estado.

Assessoria SergipeTec