IPTI e Governo realizam mostra de tecnologias sociais


No próximo dia 22, às 10h, o Museu da Gente Sergipana irá sediar a mostra “Santa Luzia do Itanhy: a capital mundial das tecnologias sociais”. O evento é promovido pelo Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), com o objetivo de apresentar a agentes e instituições as tecnologias sociais desenvolvidas e conduzidas pela instituição. O IPTI conta com a parceria do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).

Aberta ao público, a mostra tem como propósito apresentar empreendedores sociais e o modelo de desenvolvimento humano defendido pelo IPTI, inspirando pessoas, empresas e organizações. Nesse processo, o instituto tem como base a confiança na capacidade brasileira de construir soluções, levando em conta sua cultura, raízes e potencial inovador.

São mais de 21 tecnologias sociais desenvolvidas ou em desenvolvimento desde a fundação do instituto, em 2010. Destas, 10 já se encontram em fase de escala e sustentabilidade, beneficiando pessoas e comunidades em mais de 40 municípios, em oito estados brasileiros. Com estas ações, Santa Luzia do Itanhy se afirma como principal referência mundial em tecnologias sociais.

“Este evento aconteceu também em São Paulo, no ano passado, com apoio da Sedetec, e agora promovemos em Sergipe. O objetivo é apresentar à sociedade o que está acontecendo em Santa Luzia do Itanhy. É um município inicialmente visto como de extrema pobreza, mas que tem provado que de fato falta apenas oportunidade reais para instaurar um processo de construção de prosperidade, numa perspectiva de longo prazo. Esta mostra faz parte de um momento de amadurecimento do modelo, a partir do qual Santa Luzia do Itanhy já se apresenta como um case de sucesso, pronto para ajudar outras comunidades, do Brasil e do mundo”, afirma Saulo Barretto, responsável pelo relacionamento institucional do IPTI.

Focadas nas áreas de educação básica, educação empreendedora e saúde, as tecnologias sociais elaboradas e executadas pelo IPTI junto à comunidade de Santa Luzia e ao Governo de Sergipe seguem uma perspectiva sistêmica e de longo prazo. Seu intuito é o de sistematizar um modelo eficaz, escalável e sustentável de superação do problema da perpetuação da pobreza.

“O Governo de Sergipe acredita que as tecnologias sociais criadas e disseminadas pelo IPTI transformam contextos e vidas, mostrando a importância da cooperação e do senso de inovação como ferramentas cotidianas. Na mostra, teremos a oportunidade de conhecer essas tecnologias através de quem as vive diretamente, contando suas experiências e desafios”, afirma o secretário da Sedetec, José Augusto Carvalho.

 

Fonte: ITPI