IBGE e Ministério do Turismo discutem implantação da Conta Satélite do setor


IBGE e Ministério do Turismo discutem implantação da Conta Satélite do setor
Imagem: Freepik

Com o objetivo de debater a importância da implementação da Conta Satélite do Turismo e sua aplicação na promoção de ações e programas para o setor, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) realizará, de 21 a 23 de setembro, o webinário “Os desafios para a implantação da Conta Satélite do Turismo”. O evento é organizado em conjunto com o Ministério do Turismo.

As Contas Satélites são instrumentos de mensuração de uma atividade específica. Elas representam fator relevante de obtenção de informações estatísticas que mostram o potencial econômico da atividade em questão e a relação com os demais setores. Através delas, é possível entender o cenário de determinado setor econômico de forma comparativa com os demais países que possuem esse tipo de mensuração, possibilitando estudos relevantes e promovendo debate qualificado sobre as políticas públicas do setor.

A abertura do webinário será às 14h do dia 21 e contará com a participação do ministro do Turismo, Gilson Machado, do presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto, e de Luana Mara Nunes Boldori, subsecretária de Gestão Estratégica do Ministério do Turismo. O evento será transmitido pelo canal do Youtube do Ministério do Turismo.

De acordo com o presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto, “A instituição já é parceira do Ministério do Turismo no âmbito dos módulos da PNAD Contínua e esse avanço na direção de uma Conta Satélite de Turismo representa não só uma melhoria metodológica para as Contas Nacionais, mas também uma melhor mensuração do impacto da atividade do turismo no PIB”.

O encontro visa a promover uma discussão técnica e qualificada sobre a Conta Satélite do Turismo e contribuir para difundir o conhecimento em torno do tema, tanto para o público interno quanto para o público externo do Ministério do Turismo e do IBGE, de forma a garantir maior democratização da informação e dar maior transparência às ações e políticas públicas.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destaca a importância da parceria com o IBGE para o levantamento de dados referentes a atividade turística. “É fundamental promovermos discussões qualificadas sobre a conta-satélite, que munirá gestores em todos os níveis de governo com um manancial de informações. Este material nos permitirá conhecer melhor o setor de turismo em todos os seus aspectos, além de apoiar o processo de compreensão e formação da participação do setor no PIB brasileiro”, afirma.

A programação completa do webinário está disponível no site do IBGE.

 

Leia também: Sergipe no topo da produção de ureia do país