Campanha de lula acusa meta de favorecer flávio bolsonaro e vai ao tse
A equipe de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou um comunicado neste sábado (10) no qual acusa a Meta — controladora do Facebook e do Instagram — de tentar interferir no pleito nacional para favorecer a candidatura de Flávio Bolsonaro (PL).
Batalha presidencial e órgãos de controle Diante dos episódios relatados, a campanha petista informou que vai acionar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e protocolar uma denúncia formal contra a big tech na Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD). Os dois políticos disputam a presidência da República no segundo turno, marcado para o dia 25 de outubro.
Relatos de restrições e viés algorítmico Segundo o documento divulgado pela chapa governista, há uma sucessão de ocorrências que comprovaria um padrão deliberado para prejudicar a visibilidade de Lula nas redes sociais. Entre os problemas listados estão falhas técnicas e bloqueios direcionados.
Bloqueios e impacto no engajamento A campanha aponta que a conta de anúncios do atual presidente foi retirada do ar e que o perfil oficial ficou impossibilitado de impulsionar conteúdos no Instagram entre a tarde do dia 9 e a manhã do dia 10. Além disso, a equipe destacou um relatório da Secretaria Nacional de Comunicação do PT indicando que a página de Flávio Bolsonaro obteve mais engajamento do que a de Lula, apesar de possuir uma base menor de seguidores.
Prejuízo a pautas centrais De acordo com o texto, o alcance das publicações de Lula sofreu quedas anômalas ao longo da semana. O grupo político argumenta que tais limitações prejudicam a difusão de propostas cruciais da disputa, a exemplo da discussão sobre a escala 6×1, o combate e o fim das apostas online (bets), além da promoção de iniciativas assistenciais como o programa Pé-de-Meia.
Fonte: G1 - Política