Aracaju já vacinou mais de 50% da população contra covid


Aracaju já vacinou mais de 50% da população contra covid
Imagem: Divulgação

A campanha de imunização contra a covid-19, coordenada pela Prefeitura de Aracaju por meio da Secretaria Municipal da Saúde, ultrapassou, nesta terça-feira, 27, a marca de 50% de toda população aracajuana vacinada.

Seguindo o Plano Nacional de Imunização, o município já vacinou 333.073 pessoas contra a covid-19, o que representa 50,09% da população total, ou 64,81% da população com mais de 18 anos de idade.

No balanço do dia, das 3.442 pessoas vacinadas, 2.288 foram com a primeira dose e 1.154 com a segunda. Nesta quarta-feira, 28, a SMS inicia a vacinação das pessoas com 29 anos. Para essa faixa etária, a expectativa é imunizar 6.794 pessoas.

O município disponibiliza seis pontos fixos, que funcionam das 8h às 16h, e estão localizados no Shopping Riomar (Coroa do Meio), Aracaju Parque Shopping (Industrial), Estação Cidadania (Bugio), Universidade Tiradentes (Farolândia), Externato São Francisco de Assis (Suíssa) e Uninassau (avenida Augusto Franco). E dois drive-thrus, um no Parque da Sementeira e outro no pátio da sede do 28º Batalhão de Caçadores.

Entre os vacinados contra covid-19 nesta terça está Fernanda Andrade, 30 anos, que ressaltou a tranquilidade de se vacinar no Externato São Francisco de Assis, e o bom atendimento prestado pelos profissionais. “Agradeço a estes guerreiros da Saúde, sempre atenciosos e prestativos nas informações. Eu pensei que fosse demorar, e foi uma ótima surpresa a agilidade da imunização”, disse.

Gestantes e puérperas e Segunda dose de CoronaVac

Gestantes e puérperas também seguem sendo vacinadas com ponto exclusivo, no Auditório Antônio Vieira Neto, localizado no bairro Siqueira Campos. Além do documento de identificação com CPF e comprovante de residência em nome da pessoa a ser vacinada, é necessário apresentar um documento que comprove a gestação ou puerpério.

Para as pessoas que tomaram a primeira dose em junho e que já estão no prazo para a segunda dose da vacina CoronaVac, a imunização está sendo feita no mesmo ponto, que funciona das 8h às 16h, ou no drive do Parque da Sementeira. A apresentação do cartão de vacina é obrigatória. Também devem ser apresentado documento de identificação com foto e comprovante de residência de Aracaju.

“Eu vi o informativo no instagram da Saúde, que hoje, 27, qualquer pessoa que recebeu a primeira dose da vacina CoronaVac no mês de junho e que ainda não tivesse recebido a segunda, podia completar seu esquema vacinal aqui no Auditório Antônio Vieira, logo vim e foi super rápido a imunização”, disse Luiz Antônio Lima Júnior.

Segunda dose de AstraZeneca

Desde de segunda (26), a SMS antecipou a segunda dose de AstraZeneca, para as pessoas com D2 prevista entre os dias 1º e 7 de agosto. Com a antecipação, 5.742 pessoas deverão completar o ciclo de vacinação. Os mesmos documentos apresentados no dia da primeira dose na campanha contra covid-19 devem ser apresentados, assim como o cartão de vacina onde a D1 foi registrada.

Para receber a segunda dose de AstraZeneca a as pessoas devem buscar os seguintes pontos: Drive do Parque da Sementeira (não é necessário código), UBS Oswaldo de Souza (Getúlio Vargas), UBS Manoel de Souza (Sol Nascente), UBS Roberto Paixão (17 de Março), UBS Edézio Vieira de Melo (Siqueira Campos), UBS Marx de Carvalho (Ponto Novo), UBS Eunice Barbosa (Coqueiral) e UBS Augusto Franco (Farolândia). Érika Chagas, foi até o Parque da Sementeira para receber a sua segunda dose. “Estou muito feliz em completar meu ciclo vacinal. Foi super rápido e tomar a segunda dose aqui no drive thru da Sementeira, bastou apresentar documento de identificação com CPF e o cartão de vacina onde a primeira dose foi registrada e fui atendida. Ou seja, mesmo quem não foi cadastrado no VacinAju, pode se vacinar com a segunda dose aqui”, enfatiza.

 

Leia também: Universidades Federais são as maiores detentoras de patentes no Brasil