Professora tutora explica a importância do uso das tecnologias na educação e como elas são fundamentais para o ensino aprendizagem
O uso da internet e das ferramentas tecnológicas tornaram o acesso à educação mais atrativo, interativo, diversificado, contribuindo significativamente para retenção do conteúdo ensinado em sala de aula. Essas ferramentas atuam como pontes que intermediam e facilitam o processo de aprendizagem, de trocas entre professores e alunos de forma geral.
A professora tutora da Universidade Tiradentes (Unit), Mirilene Rodrigues, afirma que o uso da tecnologia na educação deve estar alinhado com a metodologia de ensino e com o planejamento pedagógico da instituição. “É de grande valia que os professores e alunos venham a se adaptar a esse vasto universo online, pois a tecnologia na educação é uma tendência, faz parte do futuro da aprendizagem. É muito importante usar tais meios a favor da educação. Afinal, as soluções tecnológicas podem contribuir com o protagonismo dos estudantes”, pontua
A Educação a Distância (EAD) é um meio democrático de acesso à educação e transformação social, tendo em vista que o aluno vai encontrar experiências de ensino diversas, com maior flexibilidade, autonomia, qualidade de vida com a otimização do seu tempo, já que conta com a possibilidade de aprendizagem a qualquer hora, do seu jeito e no conforto do lar, adequados a rotina particular.
“É possível observar que a modalidade já passou por diversas mudanças, conforme a evolução das tecnologias de informação e comunicação, na qual exerce grande influência, sendo um marco importante na história da educação, além do caráter de universalização nos espaços mais remotos e democráticos”, infere.
A professora ainda reforça que as aulas no EAD proporcionam ao estudante um papel atuante e decisivo pela autonomia que é oferecida. “Ao invés de o aluno se colocar de forma passiva na sala de aula para absorver o conteúdo exposto pelo professor, no ensino a distância, o estudante atua de forma ativa, com disciplina e outras habilidades que podem ser adquiridas com dedicação, interesse e compromisso nos estudos, sendo protagonista do seu processo de ensino-aprendizagem”, diz.
Além desses fatores, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), é um ótimo lugar onde os alunos contam com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, por meio de várias ferramentas tecnológicas de interação, sejam síncronas ou não.
“Temos como exemplo canais diretos de comunicação com o professor, fóruns, chats sobre os conteúdos e assuntos afins, e-mails, além outros canais que permitem uso, por redes sociais bastantes difundidas de amplo conhecimento e acesso. As tecnologias estão cada vez mais frequentes na nossa vida e estamos cada vez mais próximos desse universo virtual, e não seria diferente na educação”, finaliza.