Pular para o conteúdo principal

Caderno Mercado

Deputado italiano questiona cidadania dos irmãos Bolsonaro

Deputado italiano questiona cidadania dos irmãos Bolsonaro

O deputado italiano Angelo Bonelli, integrante do partido Europa Verde, cobrou explicações formais dos ministérios das Relações Exteriores e do Interior da Itália sobre o processo de reconhecimento de cidadania italiana de Flávio, Eduardo e Carlos Bolsonaro.

Viagem internacional e uso de passaporte

A movimentação política na Europa acontece depois que Flávio Bolsonaro viajou para os Estados Unidos utilizando um documento italiano, logo após ter seu passaporte brasileiro cancelado por descumprir uma ordem da Polícia Federal para a entrega dos documentos. Os irmãos Flávio e Eduardo obtiveram o reconhecimento da cidadania em 2023, enquanto Carlos teve o processo finalizado em 2024, utilizando o princípio do jus sanguinis com base na ascendência de um bisavô de Jair Bolsonaro.

Controvérsias na fila consular

De acordo com o ofício enviado pelo parlamentar, os pedidos dos irmãos foram concluídos em cerca de um ano, sendo protocolados na Embaixada da Itália em Brasília nove dias após a derrota de Jair Bolsonaro nas eleições de 2022. O documento aponta que, enquanto o prazo legal máximo seria de 730 dias, cidadãos comuns enfrentam filas que podem chegar a uma década, com mais de 112 mil solicitações pendentes registradas desde 2018.

Diante do cenário, Bonelli exigiu uma investigação administrativa e dados detalhados sobre as etapas do processo da família Bolsonaro. “A lei deve ser igual para todos: para os pobres coitados que esperam há dez anos e para os filhos dos poderosos”, afirmou o deputado em declaração enviada à RFI.

Destinos e repercussão internacional

Após ingressar em território norte-americano com uma autorização temporária por motivos humanitários, conhecida como parole e válida até outubro de 2027, a Itália surge como um potencial destino futuro para o clã. A interpelação também aborda o uso do passaporte europeu por figuras investigadas no Brasil, citando o caso de Carla Zambelli e de outros brasileiros vivendo em solo italiano.

A saída do país e a carta publicada por Flávio Bolsonaro também ganharam destaque em importantes jornais estrangeiros, como o Corriere della Sera, o The Guardian e o El País, que repercutiram tanto a mudança de tom do senador em suas declarações públicas quanto a reação da imprensa internacional aos desdobramentos políticos do caso.

Fonte: Mundo