Six Flags vai colocar cintos em montanhas-russas após morte nos EUA
A rede de parques de diversões Six Flags confirmou que vai instalar cintos de segurança na montanha-russa do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, onde um visitante sofreu uma queda fatal no início do mês. Outras atrações que contam com sistemas de travas considerados semelhantes também vão passar pela mesma atualização de caráter preventivo.
Investigação e impacto nas operações
A decisão foi oficializada menos de duas semanas após o falecimento de Hassan Jihad Ibn Kariem, de 42 anos. O morador de Atlanta foi arremessado de seu assento enquanto utilizava a montanha-russa Goliath, localizada no complexo Six Flags Over Georgia.
“Estamos reforçando as precauções de segurança em nossos parques e tomando medidas adicionais, incluindo a adição de cintos de segurança na Goliath e em outras montanhas-russas com travas semelhantes”, disse John Reilly, presidente e CEO da Six Flags Entertainment Corporation, em comunicado divulgado na sexta (23).
Atualmente, o brinquedo Goliath segue com os portões fechados enquanto equipes estaduais e locais conduzem as investigações sobre o acidente, registrado em 12 de outubro. Até o momento, os peritos ainda não divulgaram quais foram os fatores determinantes para a falha no equipamento.
Relatos e paralisação de outros brinquedos
Pessoas que estavam no local afirmaram ter visto Kariem se levantar do banco e bater a cabeça no carrinho antes de ser lançado para fora da estrutura. Outros frequentadores que andaram no mesmo brinquedo horas antes da tragédia já haviam relatado uma sensação de insegurança com o mecanismo de retenção.
Embora o executivo-chefe da empresa não tenha detalhado quais unidades exatas receberão as modificações, a corporação determinou a interrupção temporária das atividades de outras oito atrações distribuídas por cinco parques diferentes nos Estados Unidos e no Canadá. Todos esses equipamentos compartilham o mesmo fabricante e um sistema de retenção equivalente.
Modelo dos equipamentos e novas vistorias
A gestão da Six Flags ainda não estipulou uma data para a retomada das operações dessas montanhas-russas, mas enfatizou que contratou equipes de engenheiros e inspetores independentes para reavaliar os protocolos de segurança de todas as atrações disponíveis nos parques temáticos da marca.
O conjunto de nove montanhas-russas afetadas pelas paralisações foi construído pela fabricante suíça Bolliger & Mabillard. Os assentos contam com travas em formato de “concha”, posicionadas na extremidade superior de uma barra vertical que fica situada entre os joelhos dos ocupantes, fixando uma proteção acolchoada sobre as pernas e o colo.
A patente original concedida à construtora em 2001 aponta que a tecnologia foi desenvolvida para proporcionar ao público a sensação “que está sentado em um tapete mágico ou no controle de uma espécie de scooter voadora, garantindo, ao mesmo tempo, segurança ideal”.
Como reflexo do acidente na Geórgia, complexos externos à rede Six Flags — como o SeaWorld Orlando, na Flórida, e o La Ronde, em Montreal — também suspenderam temporariamente o uso de montanhas-russas equipadas com a mesma tecnologia de retenção. O SeaWorld retomou o funcionamento da atração Mako após uma semana de vistorias, enquanto o parque canadense não se manifestou sobre eventuais mudanças.
Fonte: Mundo