Sebrae e Semict lançam o “Lidera Turismo”


Bianca Faria, analista do Sebrae Sergipe |Foto: Alê Alcântara

Foi lançado, na noite da segunda-feira (21), no Delmar Hotel – em Aracaju, o Programa ‘Lidera Turismo’.  Iniciativa do Sebrae em parceria com a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), o Lidera Turismo é mais uma ferramenta que irá ajudar no trabalho para transformar Aracaju num destino turístico inteligente e conta com o apoio do Trade Turístico.

O Programa tem como público alvo gestores públicos, técnicos do turismo, lideranças empresariais e membros dos conselhos municipais de turismo. A proposta é trabalhar o panorama do cenário turístico mundial dentro dos eixos de visão sistêmica de sustentabilidade e interdependência; inovação e experiência (conhecimento, tecnologia e vivência); e gestão empreendedora.

Segundo a analista do Sebrae, Bianca Faria, o programa Lidera Turismo tem como objetivo principal contribuir para a criação de uma agenda integrada do turismo nos municípios, com bases sustentáveis e estimulando ações estratégicas de desenvolvimento local e regional. “Por meio de  planos e direcionamentos, o programa também contribui para fomentar o destino turístico regional, em busca de melhoria na gestão de empresas. Ele terá início em Sergipe pelo município de Aracaju”, explica a gestora do Programa em Sergipe.

O secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Santana, ressaltou que a parceria firmada com o Sebrae contribui a busca de caminhos que potencializem o destino Aracaju, a partir de um processo de construção com todos os agentes que trabalham na atividade turística. “Esta iniciativa do Sebrae, em parceria com a Semict e com o trade turístico, certamente irá contribuir para o fortalecimento do nosso turismo, sobretudo porque prioriza o planejamento e a governança”.

Marcela Saad, coordenadora de Projetos de Turismo da Barcelona Media |Foto: Alê Alcântara

Atuação

O lançamento do programa terá duração de 3 meses e contará com 6 encontros com lideranças do segmento de Turismo. Dentre as principais ações do programa estão: oficinas com especialistas, realização de consultorias, tutorias, seminários técnicos e workshop de projetos. As localidades são escolhidas pela densidade empresarial e pelo significativo fluxo turístico existente.

A proposta é criar um ambiente de colaboração entre todos os setores que compõem a atividade turística, com vistas à construção de um planejamento uniforme. “Todo mundo trabalhando com o mesmo objetivo, trabalhando as mesmas estratégias e ações durante os seis encontros presenciais”, explicou Marcela Saad, coordenadora de projetos de turismo da Barcelona Media, empresa contratada pelo Sebrae que vai conduzir o programa Lidera Turismo em Aracaju. Mas Marcela adverte que “não basta apenas planejar. É preciso executar”.

Com informações da Ascom Sebrae/SE