Cerca de R$ 17,5 mi estão sendo investidos na reforma da ponte sobre o Rio Poxim


Foto: André Moreira

A obra de reforma e ampliação da ponte Juscelino Kubitscheck, situada sobre o Rio Poxim, no bairro Farolândia, em Aracaju-SE, conta com investimentos da prefeitura de mais de R$17,5 milhões, financiados pela Caixa Econômica Federal. No local, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) está executando um projeto de ajuste devido à demanda crescente e diuturna de veículos, pedestres e ciclistas, de modo a aprimorar a mobilidade urbana.

A obra consiste no alargamento da estrutura da ponte, para deixá-la com três faixas de pista de rolamento em cada sentido, com 12 m de largura cada, além de uma ciclovia e duas pistas para pedestres. A ponte possui uma extensão de 160 m e a ampliação em mais 4 metros envolve seus dois lados.

No sentido Centro/praias haverá uma faixa com mais 2 m, onde será criado o passeio para pedestres, totalizando 6 m de largura, já existente no sentido contrário. Ao todo, estão sendo utilizadas mais de 438 toneladas de aço e mais de 3.000 m³ de concreto.

Para o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, além de melhorar a mobilidade urbana na região, a obra prepara a cidade para o futuro. “Existe uma demanda muito grande de circulação naquela região, e a pista com duas faixas de rolamento em casa sentido não atende. O trânsito fica afunilado e isso complica o fluxo. Nossa obra vai melhorar muito a mobilidade. É um serviço que atende não só a uma necessidade atual, mas torna esse equipamento adequado para os próximos anos, reestruturado e atendendo a todos os modais”.

Foto: André Moreira

No momento, o trabalho tem foco na estrutura, com a concretagem de vigas, pisos e blocos de fundação e o cimbramento, que é o processo de composição do suporte da ponte. Depois dessa etapa, serão iniciadas as ferragens e instalação dos tabuleiros, que são os pisos da ponte. Na última fase do projeto serão feitos os acessos, a pavimentação, uma alvenaria de contenção e o alargamento das cabeceiras da ponte, para que fique em concordância com as três faixas de rolamento em cada sentido da pista.

A obra integra o Projeto de Mobilidade Urbana, que requalificou os corredores de transporte Beira Mar, Augusto Franco, Hermes Fontes e Centro/Jardins e contempla a reforma dos terminais de integração; e o Planejamento Estratégico 2021-2024.

Com informações da Agência Aracaju de Notícias.