Sergipe é destaque na criação de camarão em cativeiro

Município de Nossa Senhora do Socorro se destaca na Carcinicultura, seguido de Brejo Grande e de São Cristóvão

Marcela Araujo | CM News | Fonte: Seagri
Em

Sergipe é destaque na criação de camarão em cativeiro
Imagem: Seagri

A Semana do Pescado, evento nacional que visa estimular a produção e o consumo de itens relacionados ao setor, terá seu encerramento no dia 15 de setembro, porém Sergipe tem o que comemorar por mais tempo, principalmente na carcinicultura. A carcinicultura, ou criação de camarão em cativeiro, apresentou crescimento em vários municípios do estado.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca, Zeca da Silva, Sergipe tem uma demanda forte e boas condições de produção de camarão. A produção em viveiro escavado no estado é de 3.232 toneladas/ano e cerca de 95% vem de pequenos e micro produtores, ou seja, criadores que têm apenas um ou dois viveiros.

Em Sergipe, a produção da carcinicultura está concentrada principalmente nos municípios de Nossa Senhora do Socorro (1.120 toneladas/ano), Brejo Grande (832 toneladas/ano), São Cristóvão (446 toneladas/ano), Santo Amaro (197 toneladas/ano) e Indiaroba (165 toneladas/ano). Os dados são de 2019, do Observatório de Sergipe.

A fim de alavancar ainda mais o setor, o secretário Zeca da Silva pretende atuar junto ao governo federal para regular melhor a indústria pesqueira em Sergipe. Ele já esteve com o coordenador da Câmara Empresarial de Pescados da Fecomércio, Humberto Eng, com o intuito de se inteirar melhor sobre o assunto. “Precisamos implementar políticas públicas na área da pesca e da aquicultura e a partir daí mensurar o que nós produzimos, pois somente conhecendo os números do setor, poderemos desenvolver políticas que promovam a melhoria de crédito para os produtores, melhorias no manejo e de assistência técnica, que consequentemente vão promover uma maior segurança alimentar do pescado e uma indústria pesqueira muito melhor para Sergipe” disse. Para o secretário, outra pauta prioritária é a discussão sobre o Terminal Pesqueiro, localizado na área do Mercado Albano Franco, no centro comercial de Aracaju. “Precisamos dar uma situação definitiva sobre aquela obra e todo o levantamento de dados será discutido com os setores ligados, a fim de obtermos informações mais precisas sobre as ações ali realizadas”, pontuou Zeca da Silva.

Semana do Pescado

A Semana do Pescado é um grande movimento para fomentar o consumo de pescado no país e surgiu da demanda do setor, que sentia a necessidade de ampliar o consumo dos brasileiros. Para Altemir Gregolin, ex-ministro da Pesca e Aquicultura e membro do comitê organizador da campanha, a iniciativa tem dois grandes objetivos: “Estimular o consumo do pescado, que tradicionalmente está concentrado no período da Semana Santa, e a meta de criar outro momento de vendas no varejo e no foodservice no segundo semestre”, enfatiza o ex-ministro.

Conforme dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o pescado representa 30% do consumo mundial anual de proteína animal, contra 23% dos suínos e também 23% dos frangos, 13% dos bovinos e 11% de outras proteínas. “O Brasil tem todas as condições de ser a principal fronteira para a expansão da aquicultura em nível global, visto sua capacidade de produção, de 20 milhões de toneladas de pescado. É uma cadeia em que temos que apostar e investir”, afirmou Altemir.

Para a realização da campanha, a comissão organizadora elaborou uma agenda de trabalhos que consiste em envolver todos os setores ligados à cadeia produtiva pesqueira e aquícola; renovação da marca da Semana do Pescado; em movimentar as redes sociais oficiais da campanha e na promoção de reuniões e encontros; entre outras ações. Nesse contexto, o evento promocional espera também ressaltar a posição de destaque que o pescado tem nas exportações mundiais. São 49% de pescados, 20% de bovinos, 15% de suínos, 10% de frangos e 5% de outras proteínas, demonstrando a dimensão e a importância que o setor ocupa no mercado mundial.

Com informações do site www.semanadopescado.com.br

 

Leia também: Sebrae lança Websérie ‘Negócios à Parte’

Compartilhe :