Sergipe e Rio de Janeiro assinam acordo de cooperação para avançar no Novo Mercado de Gás Natural

Os governos dos estados de Sergipe e do Rio de Janeiro assinaram, nesta terça-feira (08), no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro, um Acordo de Cooperação com o objetivo de promover ações para o desenvolvimento do Novo Mercado de Gás Natural no Brasil. O acordo estabelece o intercâmbio de informações para subsidiar a elaboração e o aprimoramento de normas regulatórias e regulamentos, prevê a criação de um grupo de trabalho para execução das atividades técnicas e a realização de um workshop que contará com a participação dos agentes econômicos dos dois estados.

“Sergipe tem muito a contribuir neste novo momento do Gás Natural no país. Temos trabalhado diuturnamente para que todas as perspectivas positivas que se descortinam em favor do nosso estado se concretizem, e possamos ter, em um futuro não muito distante, um grande número de investimentos. Por isso, acredito que esta parceria com o Governo do Rio de Janeiro, que também tem grande expertise no assunto, será muito importante para a continuidade deste trabalho. Será uma troca mútua de conhecimento e aperfeiçoamento”, pontua o secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado de Sergipe, José Augusto Pereira de Carvalho, e frisa que é sergipano o relator da Lei do Gás, o deputado federal Laércio Oliveira.

Assinaram o acordo para o desenvolvimento do Novo Mercado de Gás Natural o secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado de Sergipe, José Augusto Pereira de Carvalho, e o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro, Leonardo Soares. 

“O Rio é o maior produtor nacional de gás natural. Sergipe desponta como um importante produtor no futuro, podendo ser responsável por cerca de 10% da produção nacional bruta de gás. Essa aproximação tem importante viés estratégico, abrindo enormes oportunidades para a retomada do desenvolvimento econômico a partir do crescimento da atividade industrial no país”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro, Leonardo Soares. “A iniciativa é inédita no Brasil, e ajuda a consolidar a nova Lei do Gás, sancionada em abril pelo Governo Federal”, acrescenta Leonardo Soares.

O termo assinado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Emprego e Relações Internacionais do Rio de Janeiro (Sedeeri) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe (Sedetec) pretende ainda discutir a produção de diagnósticos das matrizes de transporte, avaliações de fluxos logísticos, projeções da demanda e de capacidade nas instalações portuárias e infraestrutura de armazenagem de terminais, análise de custos relativos aos diversos modais de transporte e outros temas relacionados.

 

Leia também: Laércio Oliveira afirma que nova Lei do Gás vai beneficiar Sergipe

Search

About

Lorem Ipsum has been the industrys standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown prmontserrat took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Lorem Ipsum has been the industrys standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown prmontserrat took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged.

Gallery