Sefaz discute gestão financeira e tributária em reunião nacional no Rio de Janeiro


Foto: Ascom Sefaz

A 77ª Reunião Ordinária do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin) acontece no Centro de Convenções da Bolsa do Rio de Janeiro

Desde o início desta semana, uma equipe da subsecretaria de Tesouro e Orçamento da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) participa de uma série de discussões com secretários de Fazenda e outros representantes da área de todos as unidades federativas do Brasil na 77ª Reunião Ordinária do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin), que acontece no Centro de Convenções da Bolsa do Rio de Janeiro.

Equipe da Sefaz/Sergipe | Foto: Ascom Sefaz

No contexto dos debates, que envolvem a gestão financeira e tributária, Sergipe tem participado das discussões nos grupos de trabalho de contabilidade, dívida pública, sustentabilidade fiscal, e-social, tesouraria e regularidade fiscal. Segundo o responsável pela Contadoria Geral do Estado, Valdomiro dos Santos, outros temas bastante relevantes também estão em pauta, como os impactos da Reforma Tributária para os profissionais da área e o ranking de qualidade da informação contábil e controle de gastos.

“São temas que especialmente despertam o interesse do nosso Estado, não apenas por Sergipe liderar nacionalmente as discussões sobre a Reforma Tributária, mas também porque, recentemente, recebemos do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), do Tesouro Nacional, nota A na qualidade das informações contábeis e fiscais. Então Sergipe está no centro das discussões nacionais para o avanço na gestão financeira e tributária”, explicou.

Sergipe também participou das agendas de discussão sobre aprimoramento da consulta pública da Capacidade de Pagamento (Capag) e de temas ligados à sustentabilidade fiscal; dívida, precatórios e captação de operações de crédito e tesouraria. “O Gefin tem um papel importante para o desenvolvimento da gestão pública. É ainda um espaço para compartilhamento de experiências e estudos sobre os temas que afetam não só o nosso estado, mas também os demais”, avaliou Valdomiro dos Santos.

Sobre o Gefin

O Gefin é um dos principais órgãos de assessoramento do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), composto por subsecretários, contadores gerais e assessores de secretarias de Fazenda e de Finanças dos 26 estados do Brasil e do Distrito Federal. O Gefin tem como objetivos a busca do equilíbrio fiscal das contas públicas estaduais, por meio do estudo, desenvolvimento e disseminação de modernas técnicas de finanças públicas, bem como intercâmbio de experiências, soluções e sistemas nas áreas de programação e gestão financeira, execução orçamentária e financeira, escrituração e consolidação de contas (contabilidade pública), transparência fiscal, dívida pública, receita e despesa pública, gestão fiscal, legislação e qualidade do gasto público.

Ascom Sefaz