Projeto voltado para a longevidade de idosos volta a ser realizado


| CM News |
Em

Idealizado em 2018 pela Unit, o trabalho é desenvolvido por acadêmicos e professores da área da saúde. As inscrições seguem abertas até final de agosto

A academia de ginástica do Campus Farolândia da Universidade Tiradentes (Unit) será o cenário para a realização, a partir do início do mês de setembro, de um programa que visa apresentar medidas práticas que resultem em maior longevidade a cerca de 240 idosos. Nada de exercícios leves, como dança ou apenas alongamentos. A ideia do programa é quebrar esse paradigma.

 

“Somos pioneiros em realizar um treinamento de força e com intensidade nos idosos, mudando o paradigma de atuar com exercícios leves, dança ou apenas alongamentos. Assim, o trabalho com pessoas desta faixa etária, com a utilização de carga e intensidade, respeita a individualidade de cada um e promove melhoria na qualidade de vida”, explica o coordenador do projeto Masterfits, professor doutor Estélio Dantas.

 

Vinculado à Rede Internacional de Motricidade Humana, o coordenador do projeto acredita que esta parceria contribuiu para o aumento de participantes. Já que o total de atendidos das últimas edições somou 150. “Foram dois anos parados, mas que serviram para que avanços estruturais fossem promovidos”, lembra.

 

Ao longo dos anos – isso incluindo o período crítico da pandemia -, artigos científicos relacionados ao projeto já foram desenvolvidos e apresentados em atividades virtuais de graduação e pós-graduação. No decorrer dos quatro anos, diante da perspectiva de impulsionar estudos, inovação e a internacionalização, representantes do Ministério da Cultura e dos Esportes, do governo espanhol, aprovaram um projeto que destinou recursos à Rede. “Conseguimos internacionalizar esse projeto em virtude dessa parceria da Unit com o governo espanhol”, avaliou Dantas.

 

O cronograma de atendimentos ao idoso iniciará em XX, sob a orientação de uma equipe interdisciplinar da área da saúde. “Para esse momento de retomada prática das atividades o que posso garantir é que todo o cronograma de ações está bem consolidado, pronto para acolher os idosos”, conclui o coordenador do projeto Masterfits, professor doutor Estélio Dantas.

 

Vagas abertas

 

Até final do mês de agosto, idosos, professores e acadêmicos interessados em participar do projeto devem se dirigir ao Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (LABIMH), localizado na sala 02 do Bloco F, campus Unit Farolândia, de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e tarde.

 

Para mais informações, entre em contato: simone.ffreitas@souunit.com.br; karollyni.bastos@souunit.com.br; doutorado_luciocosta@souunit.com.br.