Evento foi direcionado para professores, gestores e diretores da Rede Pública Estadual de Ensino
Profissionais do ensino médio e profissionalizante tiveram oportunidade de participar do Encontro Professor Empreendedor – O Despertar do Professor para a Educação Empreendedora. Realizado no Auditório do Sebrae na sexta feira (26 de maio), o evento teve como proposta iniciar o processo de capacitação dos professores para o PNEE – Programa Nacional de Educação Empreendedora, coordenado pelo Sebrae.
Os participantes tiveram acesso a uma palestra sobre o PNEE. Depois puderam assistir depoimentos de casos de sucesso de professores, alunos e gestores de escolas particulares e da Universidade Federal de Sergipe, sobre a experiência em participar do PNEE. Durante o encontro o diretor do Sebrae, Marcelo Barreto, e o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, assinaram o termo de compromisso para desenvolvimento do Programa Nacional de Educação Empreendedora nas escolas do Estado.
Para o secretário Jorge Carvalho, é muito importante participar desse encontro, pois o Sebrae é um grande parceiro. Segundo o Secretário, a assinatura desse protocolo de intenções vem a somar aos esforços da Secretaria de Educação, que está interessada em buscar uma nova forma de trabalhar o ensino médio e profissionalizante.
“Desenvolver habilidades e competências sócio emocionais é fundamental para o desenvolvimento dos alunos. O Sebrae é a instituição que mais se aprofundou no estudo da Cultura Empreendedora, fundamental para a vida. Queremos capacitar o professor da Escola pública para que possa trabalhar com seus alunos o empreendedorismo na sala de aula”, destaca Jorge Carvalho.
A iniciativa está sendo vista com bons olhos pelos profissionais do ensino público. O professor Rodolfo Marques está satisfeito com a parceria. “É mais uma motivação, faz com que o profissional se qualifique, adquira novos conhecimentos e tenha condição de transmitir melhor para os alunos”, explica.
Cultura Empreendedora
O Sebrae em Sergipe tem um longo histórico de atuação e fomento a cultura empreendedora no Estado, com experiências valiosas com a Educação Empreendedora nos anos de 2005 a 2007, onde foram desenvolvidas ações de empreendedorismo nas escolas por meio do Projeto “Formação Empreendedora”. Nesse período foram capacitados 20.000 alunos do Ensino Médio da Rede Estadual, com metodologias do SEBRAE, realização de Feiras Estudantis e participação no Projeto Parlamentar Jovem, além de realização do MBA – Especialização em Empreendedorismo para 120 professores de Rede Pública Estadual de Ensino.
“Como o novo Programa Nacional de Educação Empreendedora, que vem sendo desenvolvido no Estado nos últimos dois anos, já atendemos um número satisfatório de alunos, considerados para o SEBRAE como potenciais empreendedores. São 4.158 alunos atendidos em 2016 e 282 professores capacitados, envolvendo o trabalho de 14 instituições de ensino parceiras. Vale destacar que 11 professores tiveram oportunidade de concluir uma pós-graduação pelo PUC-RIO. Assim, estamos dando início a mais uma etapa/ciclo de aprendizagem com os professores do ensino médio/técnico, que tem um papel primordial para transformação dos nossos jovens”, alerta o diretor Marcelo Barreto.
O Programa Nacional de Educação Empreendedora é uma ação da Unidade de Projetos Especiais do Sebrae, que está firmando parceria com a Secretaria de Estado da Educação. Informações e inscrições gratuitas com a gestora do Sebrae Rosana Leite, e-mail rosana.leite@se.sebrae.com.br , telefone (79) 2106-7766 ou na SEED com os professores Elito Menezes, e-mail elito.menezes@seed.se.gov.br , e Ronaldo Linhares nuneslinahares.ronaldo8@gmail.com.
Ascom Sebrae