A taxa média de recuperação é de 10%, segundo especialistas do setor
Cerca de 70% dos produtos nos carrinhos das lojas virtuais são abandonados antes do fim da compra. Para recuperar parte desses negócios, empresas estão se especializando em atrair o cliente de volta ao site. A estratégia consiste em abordar por e-mail, com um lembrete, a pessoa que desistiu das compras. Caso não tenha efeito, um segundo e-mail é enviado em 24 horas, com promoções e recomendações de outros itens. A última tentativa acontece a partir do terceiro dia e costuma oferecer alguma vantagem ao consumidor, como desconto ou frete grátis.
A taxa média de recuperação é de 10%, segundo empresas do setor. Não é preciso que o consumidor tenha se registrado com o seu e-mail no site para receber as mensagens. Softwares conseguem identificá-lo a partir do cruzamento dos dados de navegação.
Foi a partir da experiência com a loja virtual Look Store que Felipe Rodrigues, 29, criou em 2016 a start-up Enviou, que tenta recuperar carrinhos abandonados. “Percebi as perdas com negócios não concluídos e criei um sistema para buscar quem não finalizava a compra.”
A estratégia aumentou as vendas e despertou o interesse de outros lojistas. A Enviou tem hoje 18 mil empresas cadastradas, que pagam a partir de R$ 39 por mês para serem atendidas.
A taxa de conversão dos carrinhos abandonados fica entre 8 a 15%, segundo Rodrigues. A expectativa do empresário é chegar a 40 mil clientes na América Latina em 2017 e fechar o ano com um faturamento de R$ 2 milhões.
Outra empresa que corre atrás da compra abandonada é a ShopBack. Fundada em 2015, tem cerca 900 clientes e ganha um percentual – que varia de 8 a 12%- em cada venda concretizada.
“Nosso foco é entender quem é o usuário do site, o que ele viu e onde passou o mouse. A partir daí criamos reações em caso de abandono”, explica Isaac Ezra, presidente da ShopBack. Entre as estratégias está a emissão de alertas avisando o consumidor que o produto desejado está se esgotando.
Plataforma
Para Carlos Medina, diretor da São Paulo Digital School e especialista em “e-commerce” (comércio eletrônico), não há mais a possibilidade de ter um negócio na internet sem sistema que vá atrás do cliente.
O especialista alerta que, na hora de montar o site de venda, é preciso escolher uma plataforma que tenha capacidade de conversar com os softwares de recuperação de carrinhos abandonados e interagir com o consumidor.
“Muitos empreendedores ainda não usam esse tipo de recurso porque o desconhecem. Não é um serviço caro, e a maioria também não precisa de muita habilidade técnica ou um desenvolvedor, é uma ferramenta de autoatendimento” diz Medina.
Não me abandone
O que faz a pessoa desistir da compra e como evitar que isso ocorra:
O prazo de entrega é longo demais
O que fazer: Buscar parcerias com empresas que fazem serviços de entrega e sejam uma alternativa aos Correios. Se a loja tem um bom volume de vendas, vale também encontrar apoio logístico de centros de distribuição.
Por desconhecer a empresa, o possível comprador não finaliza a compra online
O que fazer: Deixe a certificação de segurança visível no site, acompanhada de informações sobre o produto e a entrega. Invista também na divulgação da marca, o que aumenta a credibilidade
O site é confuso, com navegação ruim
O que fazer: Procure ajuda para montar um site com design limpo e responsivo (que se adapta a celulares e tablets)
Para finalizar a compra, sites pedem dados pessoais em excesso
O que fazer: Exija só o necessário para efetuar a venda, como CPF, cartão e nome completo
Consumidor se distrai diante da tela e esquece da compra
O que fazer: Invista em sistemas que enviam alerta se o visitante ficar parado muito tempo na mesma janela. É possível perguntar se ele tem alguma dificuldade e lembrar por e-mail que há produtos parados no carrinho
Fonte: Carlos Medina (São Paulo Digital School), Felipe Rodrigues (Enviou), e Isaac Ezra (ShopBack)
Folha de S. Paulo