Missão técnica teve como foco conhecer o município que é uma referência como polo de confecção e artesanato
Empreendedores do município de Coruripe, em Alagoas, estiveram em Sergipe conhecendo o polo de confecção e artesanato de Tobias Barreto. A missão técnica, formada por 16 integrantes da Associação Comunitária de Desenvolvimento de Botafogo (ASCODEB), foi assessorada pela equipe do Escritório Regional do Sebrae em Lagarto.
Segundo Katia dos Anjos, coordenadora do Escritório do Sebrae em Lagarto, analistas do Sebrae Alagoas, que atuam em Penedo e na região sul do estado, entraram em contato interessados em conhecer industrias e empresas de Tobias Barreto que trabalhassem com produção de confecção, em especial cama, mesa e banho. “Fizemos contato com os empresários e articulamos a visita técnica. É uma satisfação receber colegas de outros estados que queiram conhecer nossas potencialidades”, explica.
Para a analista Cintia Silver, do Sebrae Alagoas, é fundamental conhecer experiências exitosas antes de entrar no mercado. “Em breve as empreendedoras de Coruripe estarão produzindo e comercializando artigos de cama, mesa e banho. Mas o grupo sabe que para ter sucesso no mundo dos negócios é fundamental conhecer o segmento. Por isso essa visita ao polo de confecção de Tobias Barreto”, destaca.
Projeto Mãos e Fios
A ASCODEB é uma das cinco associações beneficiadas pelo Projeto Mãos e Fios Mulheres de Coruripe, ação desenvolvida pelo Polo de Confecções de Alagoas, executado pela Agência de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável de Coruripe, que tem como parceiros a Prefeitura de Coruripe, Fundação Banco do Brasil, Sebrae e Governo do Estado de Alagoas. A Associação conta com 120 integrantes e tem como presidente Maria Lusiene.
“Viemos conhecer fábricas e lojas que trabalhassem com artigos de cama, mesa e banho. Como em breve estaremos inaugurando nossa sede e começaremos a produzir, é importante ter uma noção como funciona esse segmento. Ter acesso a informações sobre fornecedores, logística, mercado, entre outros assuntos, vai nos ajudar no momento que iniciarmos nossas atividades”, alerta Maria Lusiene.
A missão técnica também contou com a presença de Manoel Santos, secretário da Indústria e Comércio de Coruripe. “Hoje em Coruripe existem aproximadamente 65 associações dos mais variados segmentos, que trabalham com artesanato, piscicultura, agricultura, higiene e limpeza, etc. Sempre estamos apoiando esses grupos e agora estamos dando suporte ao pessoal que vai iniciar no ramo da confecção. O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável do município, gerando emprego e renda para a população de Coruripe”, destaca o Secretário.
Ascom Sebrae