Wine une experiência em lojas físicas com estratégia de relacionamento

Maior clube de vinhos do mundo, com mais de 270 mil assinaturas, já tem 13 lojas físicas e mira na experiência do usuário

| CM News |
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Wine une experiência em lojas físicas com estratégia de relacionamento
Clayton Freire, diretor de tecnologia da Wine - Imagem: Divulgação

O maior clube de assinatura de vinhos do mundo é brasileiro. Com mais de 270 mil assinaturas em todo o país, a Wine aposta na estratégia omnichannel para apoiar o seu propósito de conectar as pessoas através da paixão pelo vinho. Desde 2019, com a inauguração da primeira loja física em Belo Horizonte (MG), a rede de atendimento presencial cresceu: atualmente são 13 endereços espalhados pelo Brasil.

A estratégia da Wine tem como prioridade oferecer uma experiência de compra única, novas possibilidades e mais agilidade para quem já se relaciona com a marca. Além das compras no modelo presencial em lojas físicas, também é possível utilizar o aplicativo Wine Vinhos, que já soma mais de 1 milhão de downloads e é o canal por onde 70% do volume de pedidos acontece.

Clayton Freire, diretor de tecnologia da Wine, aponta que as experiências digital e presencial são aliadas na perspectiva da marca. “Mesmo dentro de uma das nossas 13 lojas físicas, o cliente pode comprar seus vinhos e pagar através do aplicativo, se beneficiando das promoções e descontos do e-commerce. O próprio consumidor faz a leitura do QR code de cada rótulo e vai adicionando no carrinho de compras do app. Ao final, basta finalizar e pagar direto pelo celular de forma rápida e fácil”, explica.

Há ainda a expectativa de que nos pedidos feitos pelo aplicativo, nas regiões onde as lojas estão localizadas, seja possível uma entrega rápida em cerca de até três horas. Hoje, o principal centro de distribuição da Wine está em Serra (ES). A partir de lá, a marca atende clientes de todos os municípios brasileiros.

Para somar com toda essa estratégia, a Wine utiliza o TMS embarcador da Datafrete para gestão de contratos de transportadores, cotação e simulação de fretes e gestão de entregas, além da auditoria financeira e gerenciamento de documentos. A parceria está vigente desde 2018.

O coordenador de implantação da Datafrete, André Vieira, comenta que ao longo destes três anos, a empresa se dedicou a apoiar a transformação da logística em uma área estratégica e tecnológica na Wine. “Graças ao comprometimento de todos os times envolvidos desde a implantação, conseguimos fornecer uma solução que dá autonomia em contratos, auditoria e rastreamento para que a equipe da Wine faça uma gestão estratégica e com indicadores confiáveis das suas entregas”, aponta.

“Somos uma empresa verdadeiramente omnichannel, criando uma experiência de compra única, sem ruídos de comunicação e com o mínimo de fricção ao longo de todo processo de compra”, finaliza Clayton. No primeiro semestre deste ano, a Wine registrou um crescimento de 53,8% de receita líquida, em relação ao mesmo período de 2020.

Sobre a Datafrete

Com sede em Blumenau (SC), a Datafrete é um sistema para gestão de frete para e-commerce, varejo, indústria, operadores logísticos e distribuidores. O sistema comporta mais de 20 soluções de acompanhamento operacional, cotação, controladoria, gestão estratégica e indicadores.

Entre os principais diferenciais da solução estão a redução de custos no processo logístico, a acuracidade das informações sobre as entregas, contribuindo para o aumento do nível de serviço ao cliente, geração de indicadores confiáveis para tomada de decisão sobre o processo e a auditoria de faturas de frete reduzindo erros e duplicidades nas cobranças.

São mais de 500 marcas atendidas em todos os estados brasileiros a partir da sede, em Blumenau (SC), e de uma rede de canais de vendas em todo o território nacional.

Sobre a Wine

A Wine foi fundada em 2008, com a missão de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho. A empresa, que já nasceu online há 13 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo.

Além do Clube Wine, do e-commerce www.wine.com.br e do app Wine Vinhos, disponível para download na App Store e Google Play, a empresa possui atualmente treze lojas físicas: três em São Paulo, duas no Rio de Janeiro e outras oito em Fortaleza, Goiânia, Campinas, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre.

Com a aquisição da Cantu Importadora, em 2021, a Wine se consolida como um player de peso no canal B2B que engloba off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e, mercearias) e on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis) e segue no caminho da omnicanalidade.

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