Vivo aumenta engajamento no Twitter através de bots de interação e influenciadoras


Vivo aumenta engajamento no Twitter através de bots de interação e influenciadoras
Imagem: Reprodução de filme de divulgação do projeto Jogue com Elas

Content Powerhouse é um projeto do time de Twitter ArtHouse que oferece às marcas e agências de publicidade um trabalho em conjunto realizado por criadores de conteúdo da plataforma. A proposta é auxiliar as marcas a entrarem nas conversas de forma legítima, criando relevância cultural e aumentando a favorabilidade entre os seguidores no Twitter.

O formato de parceria oferece aos anunciantes a possibilidade de trazer influenciadores relevantes para o centro das discussões, seja em uma proposta de trabalho contínuo ou em campanhas pré-determinadas. Exemplo deste formato são as ações feitas com o Vivo On, o lab criativo de conteúdo digital da Vivo, em parceria com a agência VMLY&R Brasil (@vmlyrbrasil).

O time de Content Powerhouse atua, diariamente, no mapeamento e entrega de oportunidades que melhorem o engajamento e a presença da Vivo dentro da plataforma. Como resultado desse trabalho, no primeiro semestre de 2021, as conversas positivas geradas a partir desse time multidisciplinar tiveram um aumento de 29 pontos percentuais em relação à média geral da marca no mesmo período.

A mais recente ativação realizada com Content PowerHouse para a Vivo (@vivobr) foi o projeto “Jogue Com Elas”, que valoriza o esporte feminino. Com o intuito de dar mais visibilidade para as modalidades praticadas por mulheres, a Vivo criou um bot especial no Twitter que agrega e distribui conteúdos produzidos por criadores e perfis especializados sobre o tema. Além disso, as influenciadoras @AtletaPeso e @AlegXavier foram selecionadas como as porta-vozes da campanha no PowerHouse, estimulando as conversas e fortalecendo o movimento que busca maior visibilidade do esporte feminino na mídia mundial.

Com a campanha, a Vivo entrou no território do esporte feminino no Twitter, marcando presença em mais de 10% do volume total de conversas sobre o assunto desde o início do ano. Além disso, obteve um aumento de 25% na taxa de engajamento e o custo por esse engajamento foi 18% menor que a média das empresas de telecomunicações no Twitter. 

“Mais do que uma ação pontual, esse projeto perene e com conversas legítimas é fundamental para uma empresa de tecnologia como a Vivo manter sua conexão com o público e estar inserida em temas importantes da agenda social. É um espaço aberto onde podemos interagir e, principalmente, ter uma ‘escuta estratégica’ para eventuais alterações de rota na nossa comunicação. Além do “Jogue por Elas”, que performou super bem dentro da plataforma, tivemos a ativação #FuturoVivo, em novembro de 2020, em que reunimos todas as ações do mês da Consciência Negra em nossos canais digitais, para ampliar as discussões do tema durante o período. O Projeto “Fábulas da Conexão”, uma iniciativa do Vivo On, foi uma das principais ações, com debates sobre a representatividade negra e cultura afro no país”, explica Marina Daineze, diretora de imagem e comunicação da Vivo.

A parceria entre marca e Twitter conta com apoio de diferentes especialistas para estabelecer um vínculo legítimo e natural com a audiência. O time dedicado aos anunciantes é formado por criadores nativos da plataforma, selecionado e gerenciado por Twitter ArtHouse, e atua em três frentes: identificação de tendências e oportunidades, produção de conteúdo com poder de criar uma conexão natural com o público e que eleva, conversa e representa as diversas vozes do Twitter, e criação de arte visual. Já a estratégia de marca na plataforma é criada com o apoio de Twitter Next, junto com as agências e os anunciantes. 

“Nós montamos uma equipe diferente para cada cliente, de acordo com os seus desafios e estratégias, que trabalha com o apoio de várias outras áreas de soluções do Twitter. O time é composto por uma pessoa que acompanha as conversas no Twitter para identificar oportunidades e orientar quando – e se – a marca pode entrar; um time de criadores de conteúdo; e influenciadores que conseguem levar a mensagem da marca com naturalidade e criatividade às pessoas”, comenta Deborah Xavier, diretora do Twitter ArtHouse para a América Latina. No caso da Vivo, @babi comanda a criação dos conteúdos e @borbs é responsável pelo mapeamento dos insights relevantes para ativação da marca na plataforma.

“Ao estabelecer uma parceria de longo prazo como a que temos com a Vivo, entendemos melhor seus desafios e objetivos. A partir disso, a mágica acontece: trabalhamos na intersecção entre a comunicação da Vivo, a linguagem criativa e autêntica dos criadores de conteúdo do Twitter, e o que é importante para as pessoas. Com esse trabalho, conseguimos criar conteúdo assertivo, inclusivo e que represente a Vivo e sua audiência – nos momentos planejados da marca e naquelas oportunidades de conversa que só acontecem no Twitter”, afirma Deborah.