Teste detecta covid-19 com ajuda do celular


Imagem: Freepik

Desde o início da pandemia, uma das orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para conter o avanço do novo coronavírus foi a da testagem em massa. De acordo com o órgão, esta seria uma forma de identificar as pessoas infectadas mais rapidamente e promover o isolamento necessário com mais eficácia. E se fosse possível detectar a presença do vírus da covid-19 usando o celular e, dessa forma, acelerar o diagnóstico da doença?

Quatro pesquisadoras brasileiras do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, vinculado ao MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações), em Campinas, desenvolveram um dispositivo que pode ajudar neste sentido. 

Talita Mazon, Aline Macedo Faria, Noemí Angélica Vieira Rosa e Agnes Nascimento Simões conduziram um estudo que resultou em um dispositivo portátil para rápida detecção da covid-19 com a ajuda do celular. O kit desenvolvido está na fase final de testes e promete identificar a presença do coronavírus a partir do primeiro dia de contaminação através da saliva. 

O dispositivo funciona da seguinte forma: um leitor USB é encaixado na entrada do carregador do celular como um pen drive e é sincronizado a um aplicativo compatível com iOS e Android. Uma gota de saliva deve ser inserida no leitor do aparelho e um biossensor descartável com o anticorpo do vírus imobilizado é usado para permitir a análise. Se o resultado for positivo, o celular receberá um sinal elétrico independente da concentração. 

O conector tem um valor calculado em R$ 300 e o custo do refil deve ficar em torno de R$ 10. 

 

Leia também: Vacinação em Aracaju: repescagem agendada para sexta-feira, 9, está suspensa