Sergipe atinge conceito B em confiabilidade financeira

Elevação de nota reflete responsabilidade fiscal e transparência das contas

Sergipe atinge conceito B em confiabilidade financeira
Imagem: Marcos Rodrigues

Na última sexta-feira, 02, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) divulgou a prévia fiscal dos estados brasileiros em seu site. Os dados mostram a classificação das unidades federativas em relação à capacidade de pagamento, de acordo com o cumprimento de metas de responsabilidade fiscal e transparência de contas. Sergipe subiu no conceito e atingiu a nota B. 

Anteriormente, o estado sergipano estava com o conceito C e, há quatro anos, vinha tentado melhorar a classificação. Com a nova nota, Sergipe passa a ter maior confiabilidade do Tesouro e a ter o aval da União em operações de crédito junto ao sistema financeiro, o que coloca o estado numa posição mais confortável ao buscar investimentos externos. 

A análise anual das contas públicas dos estados pela STN apura a situação fiscal dos entes subnacionais e sua capacidade de contrair empréstimos com garantia da União. O intuito da STN é apresentar de forma simples e transparente se um novo endividamento representa risco de crédito para o Tesouro Nacional. 

Os conceitos vão de A a D e os critérios de avaliação envolvem endividamento, liquidez e poupança corrente. Nos dois primeiros itens, Sergipe obteve nota A. No último, que tem maior peso na classificação geral, a nota foi B. 

Em publicação na sua página no Twitter, o Governador Belivaldo Chagas comemorou o feito:

Essa é uma conquista importante para o estado e marca uma nova etapa no financiamento dos investimentos que Sergipe precisa para seu desenvolvimento. A nota B equivale a um selo de contas equilibradas que garante aos possíveis credores a responsabilidade fiscal do ente. É o mesmo que dizer que o estado não gasta mais do que arrecada e tem capacidade de pegar novos empréstimos para investir em sua infraestrutura (rodovias, escolas, hospitais etc.)

 

Leia também: Governo Federal anuncia liberação de R$ 10,2 milhões para obra em Sergipe