Sebrae e Emsurb discutem parceria para novo Ponto do Caranguejo


Sebrae e Emsurb discutem parceria para novo Ponto do Caranguejo
Participaram da visita técnica Brenno Barreto (Diretor Técnico do Sebrae-SE), Luiz Roberto Dantas (presidente da Emsurb) e Marlysson Magalhães (Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo) - Imagem: Sebrae-SE

Na última quinta-feira, 01, o Sebrae-SE realizou uma visita técnica ao novo Ponto do Caranguejo no Mercado Municipal Maria Virgínia Leite Franco, no centro de Aracaju. O projeto faz parte do processo de revitalização do mercado promovido pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que também esteve presente no local para discutir a parceria com o Sebrae. 

Há anos, os vendedores de caranguejo se amontoavam dentro do mercado e nas calçadas e realizavam as vendas sem uma estrutura adequada para o serviço. O Ponto do Caranguejo promete trazer mais limpeza e organização para essas famílias. 

O objetivo da visita foi a apreciação do local para que o Sebrae possa contribuir com o desenvolvimento dos permissionários sorteados para utilizarem o espaço. A instituição está se preparando para atender a nova demanda e irá apresentar à Emsurb um plano de capacitação para essas famílias. “O nosso intuito é disponibilizar treinamentos que irão alavancar o comércio local, com cursos voltados para atendimento ao cliente, boas práticas de manipulação de alimentos, vendas, marketing, dentre outros. Este é um projeto pioneiro no país e merece nosso total apoio”, declara Brenno Barreto, Diretor Técnico do Sebrae-SE. 

Para Isaias Souza Cruz, vendedor de caranguejo há 36 anos, esta é uma oportunidade única. “Eu comecei vendendo na beira do mangue e agora vou ter a oportunidade de trabalhar em um espaço organizado como esse. Tenho certeza que vou receber cada vez mais clientes e vou melhorar a renda para a minha família”, comemora o permissionário. 

As obras do Ponto do Caranguejo deverão ser concluídas ainda no mês de julho. Para Luiz Roberto Dantas, presidente da Emsurb, o novo projeto traz inovação para uma das maiores tradições da culinária sergipana. “Inovação não se trata apenas de tecnologia. Um espaço como este é totalmente inovador e vai transformar a maneira de comercializar um dos bens mais preciosos da culinária do nosso estado, o caranguejo”, explica. 

Nova estrutura

Os cestos e caixas onde a mercadoria ficava exposta foram retirados para dar lugar a uma área com mais infraestrutura, não só para os comerciantes, mas também para os clientes e turistas. O espaço conta com nova pintura, revestimento e grafite nas paredes. Os desenhos do painel remetem a este importante item da culinária regional. 

Além disso, o local recebeu 18 bancadas em alvenaria com lavatórios e modificações no sistema de drenagem para evitar a umidade do piso. Também serão disponibilizadas estruturas adequadas para a higienização dos crustáceos e preparação dos mesmos para venda. 

 

Leia mais: Comitê Técnico-Científico define volta às aulas em Sergipe