Projeto sergipano de Tecnologia e Educação participará de conferência no México

“Inteligência Artificial Aplicada à Avaliação da Aprendizagem” tem por objetivo a utilização de tecnologias para o desenvolvimento e aprimoramento de técnicas com uso de IA para otimização do tempo para correção de provas, acompanhamento e avaliação dos alunos

Projeto de Tecnologia e Educação apoiado pelo Governo de Sergipe participará de conferência mexicana
Fábio Gomes Rocha, pesquisador e integrante do Instituto de Tecnologia e Pesquisa da Universidade Tiradentes (ITP/Unit) - Imagem: Divulgação

Com base nos avanços e crescente utilização da Inteligência Artificial (IA), o projeto “Inteligência Artificial Aplicada à Avaliação da Aprendizagem”, contemplado no edital 02/2020 da Fundação de Apoio à Pesquisa e a Inovação Tecnológica de Sergipe (Fapitec/SE) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), foi aprovado e será apresentado no 20th Mexican International Conference on Artificial Intelligence (MICAI), na Cidade do México. O trabalho será, ainda, publicado como capítulo de livro pela conceituada editora Springer.

O projeto, que teve início em janeiro deste ano, tem por objetivo a utilização de tecnologias para o desenvolvimento e aprimoramento de técnicas com uso de IA, bem como otimização do tempo para apoiar professores em trabalhos diários como correção de provas, acompanhamento e avaliação dos alunos. Envolvendo pessoas de Sergipe, Argentina, Portugal, e com um dos membros na Nova Zelândia, a pesquisa abrange áreas como Tecnologia, Educação e Computação. Além de realizar uma análise tecnológica, o projeto também busca relacionar os conhecimentos e técnicas utilizados por professores de diversos campos.

A equipe responsável pelo artigo a ser apresentado no México é coordenada pelo pesquisador Fábio Gomes Rocha, que integra o Instituto de Tecnologia e Pesquisa da Universidade Tiradentes (ITP/Unit). O time é composto, ainda, pelos pesquisadores Rosimeri Ferraz Sabino, da Universidade Federal de Sergipe (UFS); Adolfo Guimarães e Eli Emanuel Andrade, da Unit; Vitor Gonçalves, do Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal, e Guillermo Rodriguez, da Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires (Unicen/Argentina).

A 20ª edição da MICAI acontece de 25 a 30 de outubro de 2021. Para o coordenador do projeto aprovado, essa oportunidade representa um grande avanço no reconhecimento da pesquisa que estão desenvolvendo. “Isso vem como resultado do apoio que a Fapitec/SE proporciona para as pesquisas, e também do trabalho que seguimos organizando. Notamos como é um projeto importante para a educação, caso contrário não teria sido aprovado. Então, vemos que estamos no caminho certo”, enfatizou Fábio Gomes Rocha.

 

Leia também: Governo simplifica compra de energia para combater crise hídrica