Produção industrial cai 0,6% em outubro


Produção industrial cai 0,6% em outubro
Imagem: Divulgação Portal Brasil

Em outubro de 2021, a produção industrial nacional caiu 0,6% frente a setembro. Este é o quinto resultado negativo consecutivo, acumulando nesse período perda de 3,7%. Já em relação a outubro de 2020, a indústria recuou 7,8% em outubro de 2021, intensificando as reduções de setembro (-4%) e agosto (-0,6%). No ano a indústria acumula alta de 5,7% e, igualmente, 5,7% em doze meses.

O recuo de 0,6% da indústria em outubro, frente ao mês anterior, alcançou três das quatro das grandes categorias econômicas e 19 dos 26 ramos pesquisados. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Entre as atividades, as influências negativas mais importantes vieram de indústrias extrativas (-8,6%) e produtos alimentícios (-4,2%), com a primeira voltando a recuar após avançar 2,2% no mês anterior, quando interrompeu três resultados negativos consecutivos e que acumularam perda de 2,5%; e a segunda intensificando a redução de 3,2% em setembro.

Outras contribuições negativas na produção industrial vieram de máquinas e equipamentos (-4,9%), de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-5,6%), de produtos têxteis (-7,7%), de metalurgia (-1,9%), de manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (-21,6%), de produtos de madeira (-6,6%), de confecção de artigos do vestuário e acessórios (-4,1%), de produtos de metal (-1,9%), de veículos automotores, reboques e carrocerias (-0,8%) e de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-2,4%).

Por outro lado, entre as sete atividades com crescimento na produção, a de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (3,7%) exerceu o principal impacto em outubro de 2021, intensificando o avanço de setembro (1,0%). Vale destacar os resultados positivos de outros produtos químicos (2,1%) e de produtos de borracha e de material plástico (1,8%).