Pesquisa revela que um em cada cinco brasileiros não usa as redes sociais


Pesquisa revela que um em cada cinco brasileiros não usam as redes sociais
Imagem: Unsplash

Um em cada cinco brasileiros afirmam que não usam as redes sociais. Esta informação foi revelada através da pesquisa PoderData, realizada de 11 a 14 de outubro. A pesquisa também mostrou que 45% dos brasileiros ficam mais de uma hora por dia nas mídias sociais.

Dos 45% que afirmaram passar mais de uma hora conectados, 22% revelaram que ficam entre 1 e 3 horas, 16% disseram passar entre 3 e 5 horas nas redes sociais e 7% informaram passar mais de 5 horas. Outros 35% passam até uma hora conectados.

A pesquisa foi realizada por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 2.500 entrevistas em 469 municípios nas 27 unidades da Federação de 11 a 13 de outubro de 2021. Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

O PoderData estratificou as respostas dos entrevistados por sexo, idade, região e escolaridade. O destaque no item idade são os idosos, que passam menos tempo online. 39% desta faixa etária não usam as redes sociais, enquanto 44% usam por até 1 hora. No quesito escolaridade, quem estudou até o fundamental passa mais tempo off-line. 27% dessa população não usa as redes sociais e 43% usa por até 1 hora.

Metade dos brasileiros usam de 3 a 5 redes sociais. Outros 27% estão em duas plataformas. Outros 11% usam apenas uma. E apenas 10% estão conectados em mais de 5 redes.

No recorte por sexo, 55% das mulheres ficam de 3 a 5 horas nas redes. O número cai para 39% entre os homens. Entre quem tem ensino superior completo, 58% ficam conectados de 3 a 5 horas. Para quem estudou até o fundamental, a parcela é de 43%.

 

Leia também: Fapitec auxilia na gestão de espaços de beleza e estética