Ita Transportes Aéreos suspende operações


Ita Transportes Aéreos suspende operações
Sidnei Piva, presidente do Grupo Itapemirim - Imagem: Divulgação

Desde a última sexta-feira, 17, a empresa de transportes aéreos Ita está com as suas operações suspensas. O Grupo Itapemirim informou que a decisão foi tomada por iniciativa própria e com o objetivo de realizar uma reestruturação interna.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) foi informada da decisão da companhia e, imediatamente, suspendeu o Certificado de Operador Aéreo da Ita. Assim, a empresa está impossibilitada de operar oficialmente.

De acordo com o Portal Panrotas, a Ita está sem caixa para pagar seus funcionários e fornecedores, como os de combustível. Em protesto, funcionários abandonaram postos de atendimento nos aeroportos e milhares de passageiros ficaram sem acesso a informações.

Em comunicado à imprensa, a empresa informou que “lamenta os transtornos causados e afirma que irá continuar prestando toda assistência aos passageiros impactados, conforme prevê a resolução 400 da ANAC. A companhia orienta os passageiros com viagens programadas para os próximos dias que entrem em contato pelo e-mail falecomaita@voeita.com.br”.

A ANAC intimou oficialmente a Ita a cumprir medidas para assistência aos passageiros que adquiriram bilhetes aéreos da companhia e a prestar à agência informações atualizadas sobre as ações previstas para honrar os bilhetes vendidos e a reacomodação dos seus clientes.

O Grupo Itapemirim informou, ainda, que essa decisão não afeta a prestação de serviço do transporte rodoviário, por meio da Viação Itapemirim, cujas operações seguem normalmente.