Flávio Bolsonaro acusa campanha de Lula de espalhar notícias falsas
O senador e candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) declarou que vem sofrendo ataques com informações falsas articuladas pela campanha de seu principal adversário, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Disputa judicial e canais de mensagens
Durante um almoço com prefeitos paulistas realizado no Shopping Light, no Centro de São Paulo, o parlamentar criticou o uso de ferramentas de comunicação por parte dos concorrentes. O evento político foi organizado pelo prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB).
“Espero que a Justiça Eleitoral seja mais ágil, porque os caras criaram até um canal de divulgação de mentiras em massa. É um absurdo. E, como foi dito, algumas pessoas acreditam nisso, que o Flávio vai acabar com a luz do sol, e tem gente que acredita, né?”, afirmou.
O debate ganhou repercussão após decisões divergentes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a respeito do canal “Exército do Lula” no WhatsApp. O espaço digital, que conta com mais de 3 milhões de inscritos e é coordenado pelo deputado eleito André Janones (Rede-MG), serve para a distribuição de materiais de campanha a apoiadores.
No último domingo (11), o presidente do TSE, ministro Kassio Nunes Marques, atendeu a um pedido da coligação de Flávio e ordenou a suspensão do grupo digital. Contudo, horas depois, o corregedor da Justiça Eleitoral, ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, suspendeu a ordem de forma preliminar, permitindo o retorno das atividades até uma análise definitiva do plenário.
Estratégias eleitorais e contestações
Ainda durante o evento em solo paulista, o candidato negou propostas que circulam nas redes sociais sobre o encerramento de programas sociais e garantiu a continuidade de políticas econômicas vigentes.
“Não vai ter fim de Bolsa Família, foi o Bolsonaro que triplicou o valor do Bolsa Família. Como é que alguém está pensando em acreditar que nós acabaríamos com isso? É mentira”, disse. Ele também prometeu preservar a política de reajustes do salário mínimo acima da inflação.
O presidenciável reforçou as críticas ao grupo político rival, acusando-os de adotar práticas sistemáticas para influenciar o eleitorado.
“Hoje, o principal instrumento que nós temos é a comparação. De um lado, um governo mentiroso. É uma coisa que causa uma revolta, a quantidade de mentiras que eles tão inventando, e é de propósito, é estratégia de campanha a mentira. O PT chega ao governo com a mentira. O PT tenta se sustentar no poder com a mentira”, completou.
Apoio político em São Paulo
A reunião contou com a presença de importantes lideranças políticas da base aliada, como o governador reeleito Tarcísio de Freitas (Republicanos), além dos senadores eleitos André do Prado (PL) e Guilherme Derrite (PP).
Avaliando o pleito para o segundo turno marcado para o dia 25, o candidato demonstrou otimismo, mas pediu engajamento contínuo da militância.
Flávio afirmou que o cenário para sua vitória nas eleições de 2026 “está favorável”, mas alertou que seus apoiadores “não podem baixar a guarda”.
“Essas pessoas que já votaram em nós, precisamos trabalhar para que elas vão às urnas no domingo de novo”, concluiu.
Fonte: G1 - Política