Feira de Sergipe atrai milhares de visitantes e segue até dia 26


A Feira de Sergipe segue atraindo milhares de visitantes ao Parque da Sementeira para acompanhar as apresentações culturais e conhecer um pouco mais do artesanato produzido no estado. Somente nos três primeiros dias do evento, mais de dez mil pessoas já visitaram o espaço.

Aberto na última terça-feira com a presença do governador do Estado, Belivaldo Chagas, e do prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, o evento conta nesta edição com mais de 80 estandes dedicados ao artesanato e à economia criativa. Nesses locais o público pode ter acesso ao trabalho desenvolvido por mais de 150 artesãos, com destaque para produtos como a renda irlandesa, peças em madeira, bordados, patchwork e cerâmica.

As atividades acontecem sempre das 16 ás 21h, com entrada gratuita. Entre os expositores o clima é de satisfação. O artesão Mestre Tonho, do município de Poço Redondo, trouxe para a Feira peças feitas com a imburama (uma árvore nativa da caatinga) que retratam o sertanejo e o cangaço. Ele conta que somente no primeiro dia vendeu os três maiores artigos que tinha no estande.

“ Já recebi vários pedidos de encomenda, sem contar as peças menores que também estão sendo vendidas. Vou precisar reforçar o estoque porque a procura está sendo muito grande”.

Além do artesanato, um dos principais atrativos da Feira de Sergipe é a sua programação cultural. Diariamente são promovidas pelo menos quatro apresentações de grupos folclóricos, quadrilhas juninas e artistas locais. Nos primeiros dias já passaram pelo palco o grupo Burundanga, Zé Rozendo e Marluce, Samba de Coco São Benedito, Reisado do Mestre Juarez e Casaca de Couro.

Até o dia 26 o público terá ainda a oportunidade de presenciar as apresentações de  Chico Queiroga e Antônio Rogério, Sergival, São Gonçalo do Amarante, Luiz Fontineli, Grupo Parafusos, Quadrilha Junina Balança mas não cai e Caceteira do Rindu. A programação completa está disponível no www.feiradesergipe.com.br

Comodidade

Para facilitar o acesso dos turistas ao evento, o Sebrae disponibiza um serviço de transporte a partir dos hotéis instalados na Orla de Atalaia e bairros vizinhos. De hora em hora, dois ônibus percorrem esses estabelecimentos para levar os visitantes ao Parque da Sementeira. O serviço também é oferecido no sentido inverso, deixando os turistas em seus respectivos hotéis.

A empresária Talita Cordeiro, que reside em São Paulo, foi uma das pessoas que já utilizaram o transfer.“ Foi tudo muito prático e rápido. A viagem foi tranquila e como o ônibus conta com a presença de um guia de turismo, pudemos aprender mais coisas sobre a cidade”.

OS veículos começam a circular ás 15h45.Os interessados devem solicitar aos recepcionistas dos locais onde estão hospedados o agendamento por meio dos telefones (79) 99602-1265 e 99639-1569.

Quem visitar o Parque da Sementeira pode provar também os pratos preparados pelos seis estabelecimentos que compõem o Polo Gastronômico de Sergipe. Na Feira é possível conhecer ainda o Espaço Saber Fazer, local onde diariamente os artesãos apresentam ao público o processo de criação dos seus produtos, o Espaço Sabores de Sergipe, uma área dedicada à exposição de produtos da agricultura familiar e itens típicos da culinária local, e o Game Café, local dedicado aos fãs de jogos de tabuleiro, produtos de cultura pop e animes.

A Feira de Sergipe é realizada pelo Sebrae e conta com o apoio da Prefeitura de Aracaju, Empresa Municipal de Serviços Urbanos e Maíra Campos & Mônia Fonseca Arquitetura.

Fonte: Sebrae/SE