Os Estados Unidos decidiram mudar os requisitos de entrada no país para estrangeiros. A principal mudança tem a ver com o tempo de antecedência para realização do teste de covid-19.
O teste negativo apresentado na fronteira para a entrada no país só será válido se feito em até 24 horas antes do embarque. Antes, o teste era aceito se feito com até 72 horas de antecedência. O motivo para essa maior rigidez é o surgimento da variante do coronavírus, Ômicron.
Em documento publicado pela Casa Branca, o governo norte-americano declarou que este cronograma de teste mais restrito fornece um grau adicional de proteção à saúde pública, enquanto os cientistas continuam avaliando a nova cepa.
Além disso, o governo Biden decidiu restringir as viagens dos seguintes países: África do Sul, Namíbia, Zimbábue, Botsuana, Lesoto, Moçambique, Malawi e Eswatini. A exigência de máscara durante viagens internacionais ou outras viagens públicas foi mantida e reforçada. Caso o uso seja ignorado, multas de até três mil dólares podem er cobradas.