Coronavac será aceita pelos Estados Unidos


Coronavac será aceita pelos Estados Unidos
Imagem: Divulgação

Os Estados Unidos aceitarão visitantes internacionais imunizados com vacinas contra a covid-19 autorizadas pelos reguladores do próprio país ou pela Organização Mundial de Saúde (OMS), inclusive a Coronavac. A informação foi passada pelo porta-voz do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Alguns países pressionaram a administração de Biden para aceitar as vacinas aprovadas pela OMS, uma vez que as vacinas autorizadas pela agência reguladora dos EUA não são amplamente utilizadas em todos os países.

Segundo o porta-voz, as empresas aéreas já foram informadas quais vacinas seriam aceitas. De acordo com players do turismo nos Estados Unidos, a Coronavac está entre as aprovadas. “Seis vacinas que são autorizadas/aprovadas pela Food and Drug Administration ou listadas para uso emergencial pela OMS atenderão aos critérios para viagens aos Estados Unidos”, informou o responsável pela notícia.

Brasileiros totalmente vacinados contra a Covid-19 já estavam liberados para entrar em pelo menos 15 países com imunizantes aprovados no Reino Unido: AstraZeneca, Janssen, Moderna e Pfizer.

Agora, nos Estados Unidos, quem tomou Coronavac será liberado para entrar no país e não vai precisar cumprir o período de isolamento.

Além da Coronavac, as vacinas contra a Covid-19 aprovadas pela OMS são:

  • Pfizer, listada para Uso de Emergência da OMS em 31 de dezembro de 2020;
  • AstraZeneca, listada para Uso de Emergência da OMS em16 de fevereiro;
  • Janssen, listada para Uso de Emergência da OMS em 12 de março de 2021;
  • Moderna, listada para Uso de Emergência da OMS em 30 de abril de 2021;
  • Sinopharm, listada para Uso de Emergência da OMS em 7 de maio de 2021;

A Coronavac foi listada para Uso de Emergência da OMS em 1 de junho de 2021.

Segundo o CDC, orientações e informações adicionais serão divulgados assim que os requisitos para os EUA receberem os turistas forem finalizados. O órgão ainda deve detalhar as regras para exceções, que incluem crianças que ainda não podem se vacinar, bem como para visitantes de países onde as vacinas não estão amplamente disponíveis.