Abav Nacional, Abracorp, Air Tkt, Aviesp e Braztoa enviaram ao CEO da Latam Airlines uma carta expressando repúdio ao que consideram uma prática desleal da companhia aérea com o agenciamento de viagens. Segundo as entidades, a Latam está incentivando o cliente a comprar diretamente em seus canais, dando a entender que a compra via intermediários pesa mais em seu bolso.
Na carta, há um post coletado no Instagram da aérea com a mensagem “compre sem taxa de serviço em latam.com”. Para as cinco entidades, tal prática dispensa cuidados, em especial éticos.
“Se faz absolutamente necessário o repúdio à Latam na utilização da expressão ‘compre sem taxa de serviço’, que, além de irregular do ponto de vista concorrencial, denota descaso e falta de reconhecimento de qualquer tipo de parceria com o agenciamento de viagens ao comunicar que a compra com nossos associados seria mais onerosa ao consumidor”, aponta trecho da carta.
Pega de surpresa, a Latam Airlines se defendeu do ofício enviado pelas entidades.
Leia o comunicado na íntegra:
“A Latam informa que recebeu com surpresa comunicação em nome de associações que representam agências de viagens no Brasil, questionando peça publicitária feita pela companhia via Internet, a qual fazia referência às vendas de passagens ‘sem taxa de serviço’ pelo canal de vendas direto da companhia (site www.latam.com).
A Latam esclarece que referida peça publicitária refere-se ao canal direto de vendas da companhia ao consumidor final, e não contém nenhuma depreciação ao canal indireto de vendas, por meio de agências de viagens ou outros intermediários, nem aos serviços que ele agrega aos consumidores.
A publicidade visou apenas prestar informação objetiva ao consumidor sobre os itens integrantes da tarifa anunciada e os serviços nela contemplados. Os consumidores interessados nos serviços adicionais prestados pelas agências de viagens, tendo clareza que eles não estão englobados no produto anunciado pela Latam, podem livremente optar pela compra por meio da agência de viagem de sua preferência.
A Latam reitera seu respeito e parceria comercial com todos seus canais indiretos, e reitera que suas práticas comerciais são legítimas, éticas e respeitam todas as disposições legais vigentes.”
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