A abertura do Dia Livre de Impostos recebeu em uma live, realizada na manhã do dia (4), o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar do Comércio, Serviços e Empreendedorismo, Efraim Filho, o deputado federal e relator da Reforma Tributária, Aguinaldo Ribeiro, e o ex-deputado federal e consultor da CNDL para questões tributárias, Luiz Carlos Hauly.
O encontro, coordenado pelo líder do projeto do DLI, Raphael Paganini, contou com mais de 500 acessos, e debateu a importância da reforma tributária para a reestruturação do país e a necessidade de um sistema tributário menos burocrático e mais eficiente.
O presidente da CNDL, José César da Costa, destacou a relevância do debate sobre a carga tributária diante do cenário da Covid-19.
“A promoção do equilíbrio fiscal e da justiça social tornou-se ainda mais urgente diante da crise da Covid-19. A alta carga tributária, além de ser um entrave à sobrevivência de qualquer negócio no Brasil, é um incentivo à sonegação e consequentemente para a queda da arrecadação”, disse Costa.
Para o deputado Efraim Filho, o panorama atual diante da crise mundial aponta para a necessidade de uma reforma tributária ainda mais ampla da que vinha sendo discutida no Congresso Nacional.
“Antes da pandemia, a economia do país já apresentava certa fragilidade e a necessidade de mudanças no modelo tributário estavam sendo cobradas por todos os setores. O momento pós pandemia exigirá muitos esforços para que as empresas se reinventem e isso só acontecerá com queda de burocracias e normas obsoletas”, afirmou o deputado.
O relator da reforma tributária, deputado Aguinaldo Ribeiro, falou sobre a importância de uma reforma que priorize a desburocratização e a modernização dos processos.
“Queremos um sistema tributário simples, transparente e que traga segurança jurídica. Precisamos mudar as estruturas antigas, tirar as amarras que causam tantas distorções. Para termos uma sociedade mais justa é fundamental que o sistema tributário seja simples, moderno e desburocratizado”, destacou Ribeiro.
Para o ex-deputado federal, Luiz Carlos Hauly, a modernização dos processos é fundamental para dar agilidade, transparência e segurança, tanto para os empresários, quanto para o governo.
“A tecnologia é fundamental, ela é a chave para a simplificação e a devolução de imposto para as famílias pobres. Trabalhamos hoje com um sistema tributário antigo, com excessivos tributos, uma carga tributária elevada. É necessária uma reengenharia tecnológica fraterna e solidária para fazer o Brasil crescer e distribuir renda com justiça social”, acrescentou Hauly.
Fonte: CNDL