Câmara de Turismo discute ações estratégicas para retomada do turismo em Sergipe


Câmara de Turismo discute ações estratégicas para retomada do turismo em Sergipe
Imagem: Divulgação

Foi realizada na última quarta-feira (21) mais uma reunião da Câmara Empresarial de Turismo do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac. A reunião presidida pelo coordenador da Câmara, Bruno Dórea, tratou de temas importantes para a retomada das atividades do turismo em Sergipe. Entre eles, o planejamento estratégico do turismo, apresentado pela Universidade Federal de Sergipe, a apresentação do aplicativo “Aju na Mão”, o festival “Sabores de Sergipe”, a “ExpoVerão” e a Expopesca, evento do setor pesqueiro que envolve a atuação do turismo no estado.

O superintendente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Maurício Gonçalves, falou sobre a realização do Natal Iluminado, que volta para o Centro Comercial de Aracaju, na configuração que consagrou o evento como o indutor da participação de Sergipe no roteiro das operadoras de turismo nacionais, como destaque para visitação no período final de ano.

O planejamento estratégico do turismo foi apresentado pelo professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Joab Almeida, que explicou ações elencadas no formato de prioridade para fazer fluir melhor o andamento do turismo sergipano e fortalecer a presença do estado como destino de turismo em nível nacional. Almeida mostrou as propostas para a retomada do turismo, através das ações necessárias a serem desenvolvidas pelos agentes públicos estadual e municipais, bem como as empresas do segmento. Para Joab Almeida, o foco em promover Sergipe no cenário nacional como destino para a retomada das atividades após a pandemia, é necessário para que o setor ganhe força e o estado cresça em visitação de turistas e aumento nos negócios das atividades da cadeia produtiva do turismo local, além de incentivar o turismo interno.

O aplicativo “Aju na Mão” foi apresentado pelo empresário Elisson Santos, da Inova Projetech, desenvolvedora de sistemas. Elisson mostrou as funcionalidades do aplicativo direcionado para o turismo local, para que os usuários possam ter acesso fácil e rápido às informações sobre a cidade, sua história, pontos turísticos e locais para visitação. A iniciativa conta com apoio do Sebrae, no processo de aceleração da startup. A ferramenta já está disponível na Play Store e em breve será colocada na App Store para dispositivos com iOS.

O coordenador da Câmara Empresarial de Turismo, Bruno Dórea, e o coordenador da Câmara Empresarial de Produtores de Feiras e Eventos de Negócios da Fecomércio, Alexandre Porto, apresentaram os eventos que irão ocorrer no mês de dezembro na praça de eventos da Orla da Atalaia. O primeiro é o Festival “Sabores de Sergipe” que vai acontecer entre os dias 3 e 12 de dezembro. O intuito do Festival é valorizar a gastronomia e a cultura sergipana por meio de um circuito gastronômico de 40 restaurantes com pratos típicos do estado. E, também, com apresentações artísticas, como trio pé de serra e performances folclóricas.

Após o Festival, vai acontecer a Feira ExpoVerão, que ocorre entre os dias 17 e 26 de dezembro, a primeira feira multisetorial organizada na cidade. A feira vai reunir expositores de diversas áreas, dentre elas estão o setor automotivo, de beleza e bem-estar, de turismo, de comércio e serviços, de artesanato, área fitness, entre outros. Além de possuir uma vasta programação de atrações no palco da orla, como aulas de ginástica, de zumba, demonstrações de artes marciais e grupos folclóricos.

Participaram da reunião os representantes da ABAV, UFS, Câmara de Pesca e Aquicultura, Sebra, CDL Estância, Sesc, Senac, Semict, Abrasel, Sergipe Destination e Inova Projetech.

 

Leia também: Setor de serviços cresce em agosto e tem 5ª alta consecutiva