Bolsonaro confirma nome “terrivelmente evangélico” para o STF


Bolsonaro confirma nome "terrivelmente evangélico" para o STF
Imagem: Jovem Pan

André Mendonça, chefe da Advocacia Geral da União, será o indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para a vaga de Marco Aurélio Mello no Supremo Tribunal Federal (STF). A confirmação aconteceu na manhã desta terça-feira, 06, em reunião ministerial no Palácio da Alvorada. 

Marco Aurélio se aposenta no próximo dia 12, portanto o anúncio oficial e o encaminhamento do nome de André Mendonça ao Senado devem acontecer em breve. 

Bolsonaro já havia feito a promessa de que indicaria um nome da bancada evangélica, além de alguém que, como ele disse recentemente, pudesse “tomar uma cerveja comigo”. Mendonça, apesar de pastor presbiteriano, costuma dizer que bebe cerveja.

André Mendonça já era cotado para a cadeira pelo menos desde julho de 2019, quando entrou lista de postulantes após o presidente afirmar em um culto na Câmara dos Deputados, que levaria ao Supremo um nome “terrivelmente evangélico”. Em abril do ano seguinte, porém, Mendonça acabou nomeado ministro da Justiça e Segurança Pública após o rompimento entre Bolsonaro e Sérgio Moro. 

A primeira vaga aberta no STF, em outubro daquele ano, acabou preenchida pelo hoje ministro Kassio Nunes Marques. Mas o nome de Mendonça jamais deixou de estar entre os favoritos para a segunda escolha. 

 

Leia também: Sergipe atinge conceito B em confiabilidade financeira