O diretor-presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente de Sergipe (Adema), Gilvan Dias, participou de um encontro na cidade de São Paulo com o intuito buscar cooperação técnica entre o órgão e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). O compartilhamento de dados e a troca de experiências foram bastante discutidos na reunião.
Os gestores das instituições abordaram, ainda, a revogação da Resolução 303, de 20 de março de 2002, a qual dispõe sobre parâmetros, definições e limites de Áreas de Preservação Permanente (APPs), pelo CONAMA. Em Sergipe, a maior preocução sobre o tema envolve os impactos da medida na restinga e linha preamar.
A CETESB é a maior agência ambiental da América Latina e colabora com os municípios e estados brasileiros em prol de uma melhor gestão do meio ambiente. O programa CETESB de Portas Abertas foi criado na atual gestão e tem, entre seus objetivos, dar assistência técnica e auxiliar os municípios em suas pendências ambientais para que eles avancem em suas próprias agendas.
Durante o encontro, Gilvan Dias salientou a importância do órgão:
A CETESB possui o protagonismo no controle e preservação ambiental no Estado de São Paulo. São 53 anos de criação, com forte atuação no cenário ambiental. Acreditamos que o início da parceria entre os dois órgãos trará bons resultados para Sergipe.
Leia também: Sergipe no topo da produção de ureia do país