A Universidade Tiradentes: Marco de Desenvolvimento econômico de Sergipe

Se a Educação é a base de toda e qualquer sociedade, a Universidade Tiradentes se torna o esteio em que se faz germinar essa semente em solo sergipano

Para dar início à nossa notável jornada, devemos nos voltar a uma singular figura que assinala fundamental capítulo na História de Sergipe, o visionário Professor Jouberto Uchôa de Mendonça. Nasceu em Aracaju, num 17 de setembro de 1936; seus pais eram de origem simples, sua mãe era merendeira e seu pai era motorista da rede pública. Estes fatores contribuíram na germinação do seu espírito destemido e na edificação do pioneiro empreendedorismo educacional.

Quem o vê agora como o distinto Reitor da Universidade Tiradentes, essa fundada em 1962 e é tida como a segunda colocada no ranking de mais destacada instituição de ensino superior particular da região Nordeste, não sabe que ele começou como humilde tecelão, balconista, chegando a exercer função de assistente de laboratório e até auxiliar em fiscalização de cinema.

Seus iniciais passos na implantação de uma revolução econômico-social em Sergipe se deram nas primeiras incursões que realizou em 1954, mais precisamente no histórico Ginásio Pio X, onde exerceu atividades relacionadas à área de Educação; por exemplo, como vigilante, servente e inspetor de alunos. Soma-se isso à sua atividade docente, quando ensinava matemática, depois se tornando secretário e assumindo a direção. Na Escola Técnica de Comércio Tobias Barreto pôde concluir o curso comercial básico, e finalizar seu curso de Contabilidade na Escola Técnica de Sergipe. É relevante destacar em seu percurso, o bacharelado em Ciências Jurídicas e a pós-graduação que fez em Administração de Unidades de Ensino.

A origem modesta não o fez desistir do sonho que vê concretizado atualmente, pois mostra que com trabalho, estudo e persistência conseguiu se tornar uma pródiga referência no que concerne à missão que colocou como prioridade de sua vida: defender ferrenhamente a cultura sergipana, a expansão revolucionária da educação como obrigação vitalícia, e, sobretudo, a valiosa preservação da História de Sergipe, fortalecendo, dessa forma, a economia local e suas dinâmicas comunitárias.

Com alguns levantamentos históricos que realizei, é notável perceber que o setor educacional recrudesceu sobejamente no transcurso desses dois séculos; há cada vez mais lancinante oferta nos cursos de Graduação, Pós e em nivelações de mestrado e doutorado no que concerne à formação de cientistas com alto nível de pesquisas.

A história da Educação em Sergipe revela que temos um marco paradigmático: a fundação do Colégio Tiradentes, realizada no lumiar da década de 1960; mais precisamente em março de 1962 na Rua Laranjeiras, Centro da Capital. A escola possuía como ofertas, os cursos de primeiro e segundo graus, os níveis tanto os Profissionais quanto os Pedagógicos e o de Contabilidade.

Após enfrentar alguns estorvos, como por exemplo, a ordem de despejo feita em 1967 numa tortuosa madrugada, o professor Uchôa conseguiu superá-las com maestria, impetrando originar a sede própria do Colégio em 1969; num terreno sediado na Rua Lagarto. Justamente ali advieram as pioneiras iniciativas para se implementar os primeiros cursos de ensino superior.

No dia 11 de julho de 1972 já como faculdade, se deu a oficialização pelo MEC no que se refere aos iniciais cursos superiores: Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas. Logo vieram acompanhados pelos cursos de Direito, Biblioteconomia e Comunicação. Interessante notar nesse intercurso que o Colégio Tiradentes cedeu recinto às Faculdades de Integração Tiradentes. No início da década de 1990, em 1994 precisamente se dá a elevação das Integradas em universidade. Outro marco é a instalação do primeiro Campus da UNIT, localizado no Centro de Aracaju; onde se tem nos dias hodiernos, o atualizado Teatro Tiradentes e Clínica Odontológica. Ademais, outro dado importante é que de 1976 até 2019, a UNIT já formou mais de 70 mil profissionais distribuídos entre os cursos de graduação, capacitados em alto nível para o mercado de trabalho, sendo essa posicionada entre as dez universidades brasileiras com melhores cursos de mestrado e doutorado do Brasil.

Um aspecto que desponta em sua ígnea trajetória é a devoção que cultivou exemplarmente pela busca e expansão do conhecimento. Sempre afirmou e provou com suas obras, que a instrução educacional se mostra como a base de toda e qualquer sociedade; e mover o mundo baseado nessa perspectiva se mostra como sendo a questão basilar para o casal Jouberto e sua digníssima esposa de longa data, Amélia Uchôa. A inovação pioneira que se deu nesse período de 1962 a 1994 e a qual se observa com mais afinco na época atual, desvela o foco que caracteriza o seu objetivo primário: a promoção da educação de excelência para o máximo dos sergipanos.

No tempo presente, a UNIT possui cinco campis em Sergipe, sendo dois localizados em Aracaju (Centro e Farolândia); além dos que estão distribuídos em Itabaiana, Propriá e Estância; se destacam os 24 polos de Educação a Distância em outros quatro estados do Nordeste (Bahia, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte). Esses aspectos só consolidam com a merecida legitimação esses 59 anos de fundação, cujo reconhecimento do MEC, com avaliação máxima, atesta a sua excelência que assinala as esferas em ensino, pesquisa e extensão.

O Grupo Tiradentes é como vemos, um tópico essencial para compreender o próprio desenvolvimento econômico e social não apenas de Sergipe, mas de todo o Nordeste, pois devemos enfatizar que além do Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco, tem também o Centro Universitário Tiradentes de Alagoas, o que contribui ainda mais com tal distinta relevância. Outro aspecto que não pode ser deixado de lado é a batalha infatigável que a UNIT desempenha na questão relacionada à preservação da história de todo o povo de Sergipe. Uchôa mantêm o formidável Instituto Tobias Barreto, que possui um afortunado acervo: mais de 30 mil itens distribuídos entre livros, arquivos digitalizados, fotografias e fontes audiovisuais.

E como se já não fosse o suficiente, ele subsidia o respeitável Memorial de Sergipe, um dos mais ricos acervos da história cultural sergipana, cujo Centro de Memória Lourival Baptista disponibiliza um amplo material de pesquisa. Destaca-se no Memorial, as cerca de 20 mil peças que compreendem desde fósseis, utilitários, e especialmente, significativos documentos, fotografias atemporais que possibilitam ao interessado um conhecimento enraizado sobre a nossa riquíssima história.

Sendo assim, a oportuna história da Universidade Tiradentes representada na pessoa do Mestre Jouberto Uchôa de Mendonça, nos faz discernir que além do iluminado agente educacional, obstinado empresário e florescente professor operacional, temos aqui o esplendoroso exemplo do que a dedicação é capaz de fazer nascer; ou seja, a sua reverenciada biografia nos leva a notar que a sua notoriedade não foi por simples acaso. Ao enxergarmos a vultosa importância da Unit, percebemos que como referencial universidade, toda sua gestão é pontuada pela fecunda parceria com o setor produtivo, o que faz com que haja efetivo desenvolvimento econômico. Afinal, aqui se tem exemplo claro dos formadores basilares de capital humano.

Portanto, seu resplendor glorioso ressoa dentro do coração de cada sergipano que reconhece o inestimável valor que Professor Uchôa atribuiu ao desenvolvimento da Educação em Sergipe bem como ao próprio engrandecimento do nosso estado, no expressivo decorrer desses quase 60 anos, desde a modelar fundação do Colégio Tiradentes; cujo nome nos remete à eterna memória sendo aquele que assumiu desde tenra idade e adota como integral compromisso de vida a defesa e preservação dos nomes de homens e mulheres que fizeram e ainda fazem, assim como ele, a História de Sergipe dos quais temos inexprimível orgulho.

 

A Universidade Tiradentes(*) Artigo escrito por Igor Salmeron, Sociólogo – Doutorando em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Sergipe, faz parte do Laboratório de Estudos do Poder e da Política (LEPP-UFS). Colunista do Jornal Correio de Sergipe. Membro vinculado à Academia Literocultural de Sergipe (ALCS) e ao Movimento Cultural Antônio Garcia Filho da Academia Sergipana de Letras (MAC/ASL). E-mail para contato: igorsalmeron_1993@hotmail.com