O setor encerrou o ano com 18,802 milhões de assinantes: a Sky teve maior queda anual de clientes, enquanto a Oi TV apresentou crescimento
O mercado de TV paga fechou o ano de 2016 com uma queda de 311 mil assinantes em relação ao final de 2015, com um número total de 18,802 milhões de assinantes. De acordo com os últimos dados da Anatel, somente entre os meses de novembro e dezembro, o setor perdeu 70, 8 mil assinantes.
A Sky, apesar de ter ganhado 1,7 mil novos contratantes em dezembro, teve a maior queda anual e com 195 mil assinantes a menos, totalizando 5,25 milhões de clientes. A Vivo TV também perdeu clientes ao longo de 2016, encerrando o ano com 1,713 milhão de assinantes e 74, 6 mil a menos em relação ao final do ano anterior. Em dezembro, perdeu 16 mil contratantes.
A Claro TV, do grupo América Móvil, foi a empresa com maior queda em dezembro, fechando o ano com 2,55 milhões de clientes e 51 mil assinantes a menos. A Net Serviços, também do grupo mexicano, teve um acréscimo de 8,7 mil assinantes em dezembro. O grupo como um todo encerrou o período com 9,946 clientes, embora tenha perdido 50 mil assinantes.
A Oi TV teve um ano mais favorável, com crescimento anual de 135 mil novos assinantes, reflexo do crescimento obtido mês a mês: em dezembro, foram 18 mil novos assinantes. Ao todo, fechou 2016 com 1,304 milhão de clientes. Já as pequenas operadoras tiveram queda de 74,4 mil clientes no ano, totalizando 588 mil usuários.
Meio e Mensagem