O uso enfático das redes sociais para disseminar suas ideias sempre foi uma estratégia marcante na comunicação de Donald Trump, antes mesmo dele se tornar o presidente dos Estados Unidos. Mas desde a última quinta-feira, 18 de abril, no entanto, um tweet seu foi capaz de gerar US$ 25 milhões em mídia espontânea para a série Game of Thrones, de acordo com a consultoria de marca americana Apex Marketing. A empresa acompanhou a repercussão da postagem na TV, no rádio e na web.
Tudo começou quando Trump utilizou as fontes e outras referência visuais da série para comemorar o relatório do procurador especial Robert Mueller que, entre outras coisas, afirmou que não houve interferência da Rússia nas últimas eleições presidenciais. Trump também era acusado de tentar barrar as investigações. “Sem conluio. Sem obstrução. Para os que odeiam e os radicais de esquerda democratas… Game Over”, diz o tweet.
HBO
Para se ter uma dimensão do volume em mídia espontânea gerada para a produção da HBO, basta lembrar que tal exposição é mais ou menos o equivalente a cinco anúncios dentro do Super Bowl, considerado o spot mais caro da publicidade em todo o mundo. Nem isso, entretanto, agradou a companhia. “Embora possamos entender o entusiasmo por ‘Game of Thrones’, agora que a temporada final chegou, ainda preferimos que nossa propriedade intelectual não seja usada para fins políticos”, afirmou a empresa, por meio de um comunicado.
Vale lembrar que não é a primeira vez que o presidente dos Estados Unidos tem algum impasse com direitos autorais envolvendo a empresa controladora da HBO, a AT&T. Na semana passada, Trump compartilhou um vídeo de campanha que usava músicas compostas para “The Dark Knight Rises”, um filme do Batman, que pertence a Warner Bros, também do grupo.
Fonte: Meio&Mensagem