Folha vai deixar de publicar seu conteúdo no Facebook


Folha de SP_Reprodução-Lalo de Almeida-Folhapress-facebook.com.folhadesp
Foto: Reprodução/Lalo de Almeida/Folhapress/facebook.com.folhadesp

Segundo o veículo, conteúdo jornalístico perdeu espaço quando a rede social optou por privilegiar a distribuição de postagens de amigos

Nesta quinta-feira (8), a Folha de S. Paulo comunicou aos seus leitores que deixará de publicar links com notícias e outros tipos de conteúdo em sua página no Facebook. O jornal é o primeiro grande veículo brasileiro a anunciar tal medida após a mais recente mudança do algoritmo da rede social.

A justificativa da Folha para a decisão são as mais recentes medidas anunciadas pela rede de Mark Zuckerberg, que vem privilegiando o conteúdo das páginas pessoais e diminuindo a distribuição e alcance orgânico das fanpages.

Segundo a Folha, a medida foi tomada após discussões internas a respeito de distribuição de conteúdo aos leitores e usuários do portal. Embora a mudança do algoritmo da rede social tenha pesado na decisão, o jornal relata que já vinha sentindo uma redução na entrega orgânica do conteúdo pelo Facebook bem antes do anúncio oficial. “No caso da Folha, a importância do Facebook como canal de distribuição já vinha diminuindo significativamente antes mesmo da mudança do mês passado, tendência observada também em ouros veículos. Em janeiro, o volume total de interações (compartilhamentos, comentários e curtidas) obtidos pelas dez maiores páginas de jornais brasileiros no Facebook caiu 32% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados compilados pela Folha”, escreveu o jornal.

Outro argumento dado pelo veículo para interromper a distribuição e conteúdo pela plataforma é que, por privilegiar o conteúdo de amigos e familiares, o Facebook acabaria contribuindo para a criação de bolhas ideológicas, o que poderia abrir campo para a propagação e distribuição de fake news e conteúdos inverídicos, fazendo com que conteúdos jornalísticos profissionais acabassem perdendo a relevância.

A Folha possui 5,9 milhões de seguidores no Facebook. O jornal informa que não deletará a página, mas que nenhum conteúdo será mais publicado a partir desta data. O texto da Folha ressalta, entretanto, que os leitores poderão continuar compartilhando e postando links do jornal em suas páginas pessoais.

Meio e Mensagem