Em parceria com Starbucks, Nestlé esquenta disputa por coffee lovers


 

A Nestlé Brasil oficializou os desdobramentos da parceria global com a Starbucks iniciada em maio do ano passado, quando investiu US$ 7,15 bilhões pelo direito definitivo de comercialização exclusiva dos cafés Starbucks. O portfólio para o Brasil inclui 15 produtos divididos em café torrado e moído, e cápsulas para os sistemas Nespresso e Dolce Gusto sob o conceito Starbucks At Home.

Fevereiro 2019

Em fevereiro deste ano a  Nestlé o lançamento global de uma linha de produtos de café da marca Starbucks. A coleção foi a primeira desenvolvida entre as duas companhias, desde que fizeram uma pareceria para a área de cafés, em agosto de 2018. As empresas desenvolveram 24 produtos, incluindo cápsulas adaptadas para as máquinas Nespresso e Nescafé Dolce Gusto. No mundo, o portfólio possui 24 produtos, conforme anunciado em fevereiro deste ano.

Exclusividade

Inicialmente, os produtos serão comercializados com exclusividade nas lojas da rede Pão de Açúcar e, a partir da segunda quinzena de maio, o produto estará disponível também em empórios de São Paulo. De acordo com Erika Junqueira, head de marketing de Starbucks Nestlé, o segmento de cafés premium vem conquistando maior espaço, fruto do amadurecimento do consumidor, que está exposto a mais opções. “Observamos uma transformação de hábitos de consumo, o que permite ainda a oportunidade de conquista de um mercado importante ao ampliar a oferta de bebidas variadas”, afirma.

Objetivos

Um dos objetivos da Nestlé com a aquisição foi o foco em experiência. “Optamos por oferecer a conveniência de uma cafeteria Starbucks em casa, considerando que o café premium já está em 3 milhões de lares brasileiros.  Nosso objetivo é o de elevar o padrão do café que o brasileiro consome e oferecer opções de qualidade superior para todos os momentos do dia. A parceria está alinhada com nossa estratégia de investir nas categorias de alimentos e bebidas de alto crescimento”, explica.

Marketing

Em relação aos desdobramentos de comunicação e marketing, Erika afirma que o objetivo é trabalhar todo o portfólio com o conceito de Starbucks At Home, que reforça a proposta de oferecer a opção para que os consumidores continuaem desfrutando da experiência Starbucks em casa.  “A comunicação terá grande visibilidade nos pontos de vendas, com material de trade premium. Além disso, a campanha de Starbucks At Home poderá ser vista pela internet e mídia externa e o site com informações sobre os produtos, https://www.starbucksathome.com/br/.

Para reforçar o conceito “At Home”, durante os meses de abril, maio e junho a Nestlé também promoverá as Casas Starbucks: espaços icônicos do estado de São Paulo que serão transformados em locais de debates de temas diversos e atuais, com a participação de importantes nomes, sempre acompanhados da nova linha de cafés. A iniciativa é assinada pela agência Samba.

Mercado

Antes do negócio com a Starbucks, a Nestlé liderava o mercado de distribuição de cafés com uma fatia de US$ 13,8 bilhões. No ano passado, a Nestlé já havia adquirido as marcas Blue Bottle Coffee e Chameleon Cold-Brew para expandir seu portfólio. O negócio envolvendo as duas empresas está ligado à venda por parte da Nestlé, em janeiro do ano passado, de sua divisão de chocolates para a italiana Ferrero por US$ 2,8 bilhões. Na ocasião, a empresa se desfez de marcas como BabyRuth, Butterfinger e Crunch e passou a ter um caixa alavancado, ou seja, dinheiro disponível para aquisições.

 

Fonte: Meio&Mensagem