Inscrições para bolsas do ProUni são prorrogadas para esta sexta, 5


Asscom | CM News | Grupo Tiradentes com informações do MEC
Em

MEC estendeu prazo para “garantir direito de todos os estudantes”; parte das bolsas de estudos oferecidas em faculdades privadas não foi preenchida em edições anteriores.

 

 

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo de inscrições para o processo seletivo de bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos), válido para ingresso neste segundo semestre de 2022. Agora, o estudante poderá fazer sua inscrição até esta sexta-feira, 5, às 23h59. Segundo nota oficial do MEC, as inscrições foram estendidas “para garantir o direito de que todos os estudantes tenham a oportunidade de participar do programa”.

 

O ProUni oferece um total de 134.329 bolsas de estudo em faculdades e universidades privadas de todo o Brasil. Desse total, 69.482 são integrais, que cobrem 100% das mensalidades, e as outras 64.847 são parciais, custeando 50% delas. O programa ainda costuma ter muitas vagas disponíveis para preenchimento, mesmo em seus últimos dias de inscrição.

Em Sergipe, a Universidade Tiradentes (Unit) oferece 256 vagas para cursos presenciais, sendo 46 bolsas integrais e 210 parciais (50% da mensalidade) para Medicina, Odontologia, Direito, Enfermagem e outros. E 620 bolsas para cursos da Unit na modalidade de Ensino à Distância (EAD), sendo 175 integrais e 445 parciais que contemplam os cursos híbridos como Nutrição, Estética e Cosmética, Educação Física e outros.

 

Outras informações podem ser esclarecidas em: www.unit.br/prouni ou pela Central de Atendimento (0800-729-2100).

ProUni

Na edição do primeiro semestre de 2021, última a ter seleção para vagas remanescentes, aproximadamente 80 mil vagas não foram preenchidas. Já no segundo semestre de 2020, esse total foi de quase 108 mil. Ainda no ano passado, o MEC alterou a regra de classificação dos candidatos ao ProUni, considerando a maior nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No entanto, parte das vagas acaba não sendo ocupada por questões que envolvem a comprovação de documentos e o atendimento das regras e critérios previstos no edital.

 

Podem participar da seleção para o ProUni os estudantes que prestaram as edições do Enem 2020 e/ou 2021, com nota acima de 450 pontos e desde que não tenham feito o exame na condição de treineiro. Eles também devem ter cursado o ensino médio em escolas públicas ou em escolas particulares, mesmo sem ter sido bolsistas. O aluno deve ainda ficar atento aos critérios de renda familiar per capita: 1,5 salário mínimo (R$ 1.818,00) para as bolsas integrais e três salários mínimos (R$ 3.636,00) para as parciais.

 

Inscrições

As inscrições para o ProUni são gratuitas e feitas exclusivamente pelo Portal Acesso Único, do MEC. Para concluir o procedimento, o candidato deve fazer um cadastro e uma senha na plataforma Gov.br. Em seguida, ele informa as suas opções por curso, instituição, turno e cidade. No próprio portal de inscrições, o candidato pode consultar a lista de cursos e de vagas disponíveis. Pessoas que se autodeclaram pardas, pretas, indígenas, além das que têm deficiência podem optar por concorrer pelos sistemas de cotas e ações afirmativas.

 

Esta edição do ProUni conta com mais uma novidade: o fim da “nota de corte”. A partir de agora, o sistema de inscrição do programa irá informar a classificação parcial de cada candidato, a partir do perfil gerado pelas respostas que ele dá em um questionário respondido no ato da inscrição. Esse ranqueamento, a título de consulta para o candidato, será feito durante todo o período de inscrição, comparando os candidatos que concorrerão a cada vaga. De acordo com o MEC, essa mudança se deve às recentes mudanças implementadas na lei, no decreto e na portaria que regem o ProUni.

 

Os candidatos aprovados serão convocados pelas instituições escolhidas em duas chamadas: nos dias 8 e 22 de agosto. Após a divulgação dos resultados, o aluno selecionado para a bolsa escolhida terá nove dias para apresentar documentos e comprovar as informações prestadas durante a inscrição.