Plataforma de gastronomia e economia compartilhada


Flávio Estevam, empreendedor serial; CEO no Namoro Fake e do Dinneer

Dinneer é um site de jantares que gera renda extra de forma inovadora

Por Míriam Donald
Caderno Mercado

Economia criativa e compartilhada. Esses atributos traduzem o conceito que reúne os simpatizantes da gastronomia, através de um cardápio diferenciado. Para quem gosta de inovar, a plataforma Dinneer (www.dinneer.com.br), lançada em junho deste ano, possui uma variedade de experiências e, em pouco mais de um mês, já realizou 120 jantares em diversos lugares do Brasil. A ideia surgiu da observação do empresário Flávio Estevam nas redes sociais. Após a consolidação do Namoro Fake, site reconhecido mundialmente, ele acreditou na viabilidade do projeto.

“Notei que existia grande interação em postagens de pratos de comida, onde interessados pediam as receitas, além de receber convites para jantar na casa do cozinheiro”, conta.  Semelhante ao Airbnb, modelo de inspiração, o site pode ser uma referência em economia compartilhada, onde pessoas comuns podem ganhar dinheiro dividindo as refeições.

Os jantares são completos, incluindo entrada, prato principal, sobremesa e bebidas com preços variam de R$ 13 a R$ 220. Os anfitriões lucram 90% do valor e 10% fica para taxas e transações. De acordo com o empresário, no Dinneer, os anfitriões têm seu espaço online garantido, onde podem divulgar seus dotes culinários e compartilhar o jantar com seus visitantes. “Para eles é uma comunidade de apaixonados pela gastronomia, onde se sentem seguros para fazer o que mais gostam: cozinhar e receber visitas em sua casa. Além disso, gera uma renda extra sem precisar investir dinheiro ou sair de casa. Trazendo o conceito da economia compartilhada para dentro do lar dos brasileiros”, pontua Estevam.

A plataforma já nasce na esteira do alto gasto dos brasileiros com refeições fora de casa. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o brasileiro gasta 25% da renda com alimentação fora do lar. Foi identificado que nos primeiros cadastros de anfitriões, eles abraçaram a ideia de ter à disposição, uma plataforma para ajudá-los colocar seus dotes culinários em prática e ainda ter uma renda extra. “O Dinneer é para um restaurante o que o Airbnb é para um hotel. O site funciona assim: o anfitrião publica o menu do jantar, coloca o preço por pessoa e as fotos do ambiente e pratos. Já o visitante, escolhe o anfitrião, o jantar, realiza o pagamento pela própria plataforma em até 18x no cartão e reserva a data diretamente com o anfitrião”, explica o empreendedor.

Existem outras 27 plataformas similares pelo mundo, a exemplo da “Eat With”. Estevam diz que o site tem planos de estar em todas as cidades do Brasil e estão cadastrando novos anfitriões na comunidade. Para a criação, foi realizado o investimento inicial de R$ 25 mil. “Estamos com a operação com crescimento exponencial e até dezembro teremos anfitriões em todos os estados brasileiros, Argentina e Portugal. Até lá, estimamos um faturamento de R$ 700 mil”.

Confiança

A plataforma verifica a veracidade e confiabilidade das informações de todos os anfitriões, usando ferramentas de inteligência de pesquisa nas redes sociais. Uma pessoa da equipe quando solicitada pelo anfitrião, vai até a casa dele para confirmar as informações de local, limpeza, segurança e experimentar o prato anunciado, como um visitante comum. Após essa visita, o anfitrião recebe o selo de verificação e ganha mais destaque no site.

Quanto aos visitantes ocorre o mesmo processo. Segundo Estevam, os anfitriões e os visitantes também constroem relações de confiança eficaz e assertiva, quando após a realização do jantar, ambos podem escrever um comentário sobre o outro na própria plataforma, descrevendo a sua experiência. “Os comentários são públicos e tem muita relevância para que a reputação do anfitrião continue alta e a do visitante continue positiva para quando quiser reservar outro jantar não tenha nenhum impedimento”.