Para celebrar o centenário de Paulo Freire, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) está realizando uma série de encontros virtuais durante todo o ano letivo para lembrar e manter vivo o legado do educador. Na próxima quarta-feira, 9, às 15h, o tema será “O que podemos aprender com Paulo Freire? Carta aos professores e professoras de Sergipe”, com a palestrante Joselma Vilar, da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a mediadora Meire Ferreira, professora da Rede Pública Estadual de Educação de Sergipe. A transmissão ocorrerá no canal do Youtube Educação Sergipe.
De acordo com Jonas Matos, técnico pedagógico da Assessoria Técnica da Seduc, este ano a Secretaria está reunindo pesquisadores locais e nacionais que se debruçam sobre o pensamento de Paulo Freire. Deste modo, os encontros irão ocorrer até o mês de setembro, quando é chegado o dia de nascimento do educador, em 19 de setembro.
“Várias temáticas serão abordadas, tais como a gestão escolar, formação de professores e relação aluno/professor. Acreditamos que essas discussões levarão professores, gestores escolares, gestores de redes de ensino e demais profissionais da educação a refletirem sobre suas práticas cotidianas a partir dos conceitos freireanos. Além disso, produziremos um arquivo audiovisual riquíssimo, que estará disponível no canal da Seduc no YouTube, e poderá ser utilizado em formações para diversos segmentos educacionais”, salientou Jonas.
O primeiro encontro da série de lives que homenageia o centenário de Paulo Freire ocorreu em 23 de março, com o tema “Contribuições de Paulo Freire para o debate sobre a formação inicial e continuada de professores”. Até agora já aconteceram mais quatro momentos de reflexão à luz do pensamento freiriano. Para o segundo semestre continuam reservados os últimos dois encontros: em 12 de agosto, às 10h, o tema tratado será “Paulo Freire em tempos de esperança”, com a participação de Alder Júlio Ferreira Calado, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA/UFPB), com mediação do professor Carlos Alexandre Aragão.
Por fim, no dia 15 de setembro, às 15h, na mesma semana de aniversário do educador Paulo Freire, os participantes irão refletir sobre o tema “Paulo Freire entre o passado e o futuro”, com o pesquisador local Christian Lindberg Lopes do Nascimento, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), cujo mediador será o professor Jonas José de Matos Neto.
Leia também: Tecnologia e educação a distância em tempos de Covid-19