Tendências do empreendedorismo para 2021

Crise pode trazer oportunidades de negócios

Tendências do empreendedorismo para 2021
Decoração e reformas em casa estão em alta desde o início da pandemia - Imagem: Anna Paula Matos

A iniciativa de implementar novos negócios ou até mudanças em empresas já existentes, mais conhecida como empreendedorismo, nunca esteve tão em alta. Em 2019, um levantamento conduzido pela OnePoll indicou que 77% dos brasileiros desejam empreender. Porém, uma das primeiras barreiras a serem quebradas para que os planos saiam do papel é a escolha da atividade que será exercida no mercado e para isso é importante estar atento às tendências do empreendedorismo

Dentre as principais mudanças que a pandemia trouxe para a vida do brasileiro está a alteração na rotina de trabalho. De acordo com dados do IBGE de 2018, mesmo antes da pandemia, já existiam 3,8 milhões de brasileiros trabalhando em home office. Em 2020, uma nova pesquisa feita pelo instituto indicou que esse número subiu para 8,8 milhões

Ao passar mais tempo dentro de casa, portanto, o brasileiro começou a se interessar mais por esse espaço. Seja por que foi preciso transformar algum cômodo em escritório ou por uma espécie de terapia no cuidado com o lar, o setor de design e decoração de ambientes entrou em alta e essa é uma das tendências de negócios para 2021. 

A arquiteta Carolina Vasconcelos analisa que as pessoas agora tão convivendo mais com própria a casa e por isso estão prestando mais atenção nelas. Ela, que precisa detalhar em seus projetos itens como móveis, cortinas, objetos de decoração e até materiais de construção diz ter percebido que as lojas desses segmentos, em geral, estão todas sobrecarregadas, o que mostra que esse comércio está com saldos positivos mesmo na pandemia. 

Além do cuidado com a casa, o brasileiro também passou a querer se cuidar mais. A busca pela saúde e bem-estar, que já existia, está ainda maior. A preocupação com a saúde física e mental é uma tendência em alta, pois a pandemia intensificou a ociosidade e picos de ansiedade. 

Grace Ramos trabalha num escritório de advocacia e também com cerimonial de eventos. Recentemente, ela decidiu tornar-se revendedora de óleos essenciais. “Ao conhecer essa terapia alternativa me encantei com os resultados no uso pessoal e, então, percebi que havia ali uma oportunidade de negócio onde eu poderia compartilhar com as pessoas benefícios para o físico e o emocional através de uma solução natural”, conta. 

Outra forte tendência para 2021 é a valorização do comércio local. De acordo com o economista Thiago Oliveira, analista do Sebrae-SE, cada vez mais as pessoas estão valorizando o consumo de produtos produzidos localmente. “As características regionais estão em alta, seja no artesanato ou até na produção industrial“, pontua. 

Para Oliveira, estar atento às tendências do empreendedorismo é um ponto de partida para quem quer iniciar seu próprio negócio, mas é imprescindível lembrar que o Brasil está no meio de uma pandemia. “É importante ser prudente neste momento, mas também entender que toda crise traz oportunidades e que o essencial para iniciar um negócio de sucesso é entender, principalmente, as necessidades dos consumidores, os novos hábitos e padrões de consumo“, alerta. 

 

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