Sealba AgroShow: Artesãos e produtores têm destaque no Espaço da Sergipanidade


Foto: Flickr Sebrae/SE

Realizado entre os dias 10 e 12 de fevereiro, em Itabaiana-SE, o Sealba AgroShow atraiu milhares de visitantes e movimentou cerca de R$ 50 milhões em negócios, tendo se consolidado, já na primeira edição, como um dos maiores eventos de agronegócio do nordeste. Dentre os mais de 50 stands presentes na feira, um dos locais que mais chamaram atenção dos visitantes foi o Espaço da Sergipanidade, uma área onde artesãos e pequenos produtores do Estado puderam expor e comercializar seus produtos.

Foto: Flickr Sebrae/SE

O Espaço da Sergipanidade foi uma iniciativa do Sebrae Sergipe, correalizador do Sealba AgroShow junto com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe (Faese) e demais parceiros. No local foi possível conhecer o trabalho de artesãos como Selma de Jesus, que trabalha com a renda irlandesa. “O Sebrae está sendo muito importante para a gente. Ele está apoiando nossas atividades, oferecendo cursos e oficinas, portanto está sendo uma peça fundamental”, reconheceu.

Ainda no local, o público pôde conhecer produtores como Ednei Dias, que planta e fabrica molho de pimenta em Itabaiana, e também o grupo do Circuito dos Umbuzeiros, um circuito de turismo rural focado nos produtos e atividades de propriedades rurais de cinco municípios do sertão sergipano.

O Circuito dos Umbuzeiros foi concebido e desenvolvido com auxílio do Sebrae Sergipe que forneceu orientação, oficinas, cursos e, principalmente, consultoria para adequação dos empreendimentos e atendimento às demandas individuais dos produtores.
Foto: Flickr Sebrae/SE
Realizadores
Além da Faese, o Sealba AgroShow contou com a correalização do Sebrae Sergipe, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/Sergipe) e a Prefeitura de Itabaiana, além do patrocínio do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), além do Banco do Estado de Sergipe (Banese), Banco do Nordeste e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).