Governo federal monitora saúde no Amazonas devido a incêndios
O Ministério da Saúde intensificou o acompanhamento dos reflexos das queimadas na condição clínica da população amazonense e na capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde na área afetada.
Situação de emergência no estado A mobilização nacional acontece após o governo amazonense declarar situação de emergência em 36 cidades no último dia 10, motivada pelo avanço dos incêndios florestais.
Ações conjuntas e suporte local A pasta federal trabalha em cooperação com as administrações estadual e municipal diante do cenário de estiagem severa, chamas e poluição atmosférica, realizando vistorias técnicas e suporte administrativo. A meta principal é estruturar ações preventivas para assegurar o fluxo de materiais indispensáveis para o atendimento médico dos moradores, tendo identificado 12 localidades que exigem assistência prioritária nos serviços de saúde.
Grupos vulneráveis e riscos respiratórios Entre as parcelas populacionais que exigem maior cuidado estão crianças, idosos, gestantes e indivíduos com comorbidades. As equipes de saúde focam nos riscos associados à poluição do ar pela fumaça, fator que intensifica quadros clínicos ligados ao sistema respiratório e circulatório.
Logística de oxigênio e atuação federal O órgão federal analisa a demanda por oxigênio medicinal nos municípios e nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas. Embora a gestão da rede pertença aos governos locais conforme as diretrizes do SUS, a União pode intervir com compras emergenciais e apoio logístico das Forças Armadas para assegurar cilindros em momentos de risco iminente à vida.
Combate às chamas e investimentos Em paralelo ao monitoramento sanitário, o Ibama mantém frentes de combate com o envio de 290 brigadistas e aeronaves. O esquema de contenção conta com dois aviões KC-390 da Força Aérea Brasileira em atividade desde a última segunda-feira (13), além de outras seis aeronaves mobilizadas, somando quatro aviões air tractor e dois helicópteros.
Balanço oficial e repasses de verbas Conforme levantamento do Ministério do Meio Ambiente divulgado na última quarta-feira (14), o órgão ambiental neutralizou 303 focos de fogo em solo amazonense. Além disso, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional informou que o Projeto de Combate a Incêndios e Desmatamento no Amazonas repassou R$ 45 milhões desde 2024 para o fortalecimento operacional do Corpo de Bombeiros Militar estadual, recurso destinado à compra de veículos, equipamentos de proteção e bases operacionais.
Fonte: Agencia Brasil