Por que montar uma carteira de dividendos antes da aposentadoria pode ser um erro
Iniciar a montagem de uma carteira de aposentadoria com foco em ativos geradores de renda — como ações de dividendos, fundos imobiliários e títulos com cupons — anos antes de parar de trabalhar pode parecer uma atitude prudente, mas frequentemente representa o oposto. Quem ainda recebe um salário mensal e tem o hábito de reinvestir os proventos não necessita de um portfólio focado em distribuição de caixa, mas sim de uma estratégia voltada para a expansão do patrimônio.
O equívoco da busca precoce por renda
Durante a fase de acumulação, a métrica primordial deve ser o retorno total, que engloba tanto os ganhos de capital quanto os proventos, descontando impostos, taxas e o risco assumido. O formato pelo qual o ganho chega até o investidor é secundário enquanto esses recursos não forem destinados ao pagamento de despesas cotidianas.
O foco antecipado em fluxo de caixa faz com que muitos investidores priorizem empresas maduras, fundos ou títulos apenas pela satisfação de ver o dinheiro cair na conta, muitas vezes abriu mão de alternativas com maior potencial de valorização. Além disso, essa prática pode antecipar obrigações tributárias e gerar custos de transação desnecessários com a reaplicação de valores.
Mudanças estruturais no longo prazo
Outro obstáculo de planejar hoje uma carteira de renda que só será utilizada daqui a dez ou vinte anos é a volatilidade dos mercados. Setores envelhecem, empresas alteram suas estratégias, taxas de juros flutuam e novos produtos financeiros surgem, tornando improvável que os ativos ideais para 2026 sejam os mesmos necessários em 2046.
Mesmo após a inatividade laboral, o investidor não deve alocar todo o capital em uma única estratégia de renda. Como a expectativa de vida pode estender os recursos até os 90 ou 100 anos, a gestão exige múltiplos horizontes temporais dentro do mesmo patrimônio.
Estratégia de múltiplos horizontes
A abordagem ideal consiste em manter simultaneamente uma parcela da carteira voltada para a liquidez imediata e outra focada no crescimento de longo prazo. Conforme o tempo avança, as fatias destinadas ao futuro são gradualmente convertidas em geradoras de renda.
Conforme aponta Michael Viriato, planejador patrimonial e sócio fundador da Casa do Investidor, o investidor acaba correndo riscos ao tentar antecipar cenários distantes: “O investidor pode acabar construindo aos 50 anos a carteira que imagina precisar aos 65, sacrificando parte de um período ainda longo de acumulação e apostando que os ativos escolhidos hoje continuarão sendo os mais adequados no futuro.”
Portanto, a regra principal para o planejamento financeiro de longo prazo é clara: na etapa de acumulação, priorize a expansão e o retorno total. Já na fase de inatividade, divida os recursos entre a renda para o presente e a continuidade do crescimento para as próximas décadas.
Fonte: Folha - Mercado